17/12/2015

Virada Inclusiva fecha 2015 com mais de mil atividades no Estado de São Paulo

Nos dias 03, 05 e 06 de dezembro, o Estado de São Paulo foi palco do evento cultural Virada Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.


Pelo sexto ano consecutivo, a Virada aconteceu em mais de 80 municípios com mais de mil atividades culturais, voltadas às pessoas com e sem deficiência.

A abertura do evento aconteceu dia 03 de dezembro, celebrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com um show no Teatro Sérgio Cardoso, da cantora Fabiana Cozza, que recebeu os convidados Billy Saga, Renato José e Edgard Jacques.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella esteve presente na abertura e ressaltou a importância da cultura na inclusão das pessoas com deficiência. Além disso, Dra. Linamara destacou a celebração de conquistas e a busca pelo avanço de direitos.

“Esse é o momento de realinhar os planos e pensar no futuro, nada melhor do que comemorar com música, ouvir, sentir e pensar junto com todos”, destacou. “Juntos, partilhando direitos, solidários, unidos, conquistando garantias, vamos construindo um novo São Paulo, um novo Brasil. Juntos nessa caminhada, para celebrar e para conquistar o que ainda não alcançamos”, acrescentou.

Durante os três dias, inúmeras ações aconteceram. O Parque Villa Lobos recebeu a Action Park, uma atividade que convida pessoas sem deficiência a percorrerem com cadeira de rodas um circuito que simula 7 obstáculos do dia-a-dia enfrentados pelas pessoas com deficiência, como paralelepípedo, tampa de bueiro, rampa com inclinação inadequada e passagem estreita. O objetivo da atividade é sensibilizar arquitetos, urbanistas e a população em geral para que a acessibilidade seja lembrada na projeção de ruas, calçadas, edifícios públicos e privados.

Além disso, o Conjunto Nacional, recebeu a exposição "Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento", com fotos e informações sobre o desporto brasileiro.

No sábado, 05 de dezembro, a Avenida Paulista recebeu a caminhada feita em parceria com o Movimento Superação e a ONG Mais Diferenças. 

Domingo aconteceu a Bicicleta Inclusiva na Avenida Paulista, onde ciclistas com e sem deficiência puderam percorrer a avenida em segurança com vários modelos de bicicleta, como as handbikes, para pessoas com deficiência nos membros inferiores, tanden para pessoas com deficiência visual e outros modelos em que há garupa e lugar para mais pessoas.

O encerramento da Virada Inclusiva ficou por conta do cantor Chico Cesar que deu um show no Memorial da América Latina.

Confira o álbum de fotos da Virada Inclusiva na página da Secretaria no Facebook: http://on.fb.me/1HRqzAN


Para conferir mais informações sobre a Virada Inclusiva, nesta e nas edições anteriores, acesse:



Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.