3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Compartilhe

Virada Inclusiva terá circuito que simula obstáculos para cadeira de rodas em São Paulo

6ª edição do evento terá Action Park
gratuito no Parque Villa-Lobos para pessoas
com e sem deficiência
Ação de conscientização sobre a realidade das pessoas com deficiência será realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Parque Villa-Lobos, na região oeste de São Paulo. A atividade convida pessoas sem deficiência a percorrerem com cadeira de rodas um circuito que simula 7 obstáculos comuns do dia-a-dia enfrentados pelas pessoas com deficiência, como paralelepípedo, tampa de bueiro, rampa com inclinação inadequada e passagem estreita. O objetivo é sensibilizar arquitetos, urbanistas e a população em geral para que a acessibilidade seja lembrada na projeção de ruas, calçadas, edifícios públicos e privados.

O Action Park contará com a presença do atleta paraolímpico Edson Dantas, tricampeão da Maratona de Nova York na sua categoria, que estará no local para demonstrar como é possível superar obstáculos comuns usando um equipamento apropriado, bem projetado e adequado à necessidade do usuário, promovendo a independência ao deficiente físico, além de permitir integração social e participação ativa na sociedade. Promovida pela Ottobock, líder mundial no fornecimento de próteses, órteses e cadeiras de rodas, a iniciativa faz parte Virada inclusiva, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro.

Além disso, o time de basquete da Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo – AEDREHC realizará partidas e apresentações das cadeiras de rodas esportivas ao redor do Action Park, montado no Parque Villa-Lobos.

A ação reforça a importância de um equipamento adequado, como a cadeira esportiva, para a pessoa com deficiência que pratica qualquer atividade física. Segundo Wilson Zampini, Diretor da Ottobock para América Latina, a cadeira de rodas correta, que permite que o deficiente físico desempenhe um papel ativo na sociedade, combatendo a pobreza e criando um efeito positivo na economia. “Além de melhorar o quadro clínico e psicológico do paciente, o equipamento adequado promove total autonomia para o indivíduo e diminui sua dependência do governo e do sistema de saúde”, ressalta o executivo.

As cadeiras de rodas esportivas demonstradas no evento são frutos de uma parceria global entre Ottobock e a ONG Motivation, do Reino Unido, que trabalham em conjunto para melhorar a qualidade de vida para cadeirantes em mercados com recursos limitados em todo o mundo, permitindo que milhares de pessoas tenham a oportunidade de manter suas vidas ativas e independentes.

No Brasil, o programa promove a formação de terapeutas e especialistas, usando os critérios da Organização Mundial de Saúde, para a prescrição adequada e instalação de cadeiras de rodas manuais para pacientes, além de capacitar os pacientes sobre como usar e manter a sua cadeira de rodas e se manter saudável.

Além disso, a Ottobock irá adicionar cadeiras de rodas desportivas da ONG Motivation na sua gama de produtos, atendendo às necessidades do mercado local para equipamentos de esporte de nível, para suportar o crescimento do desporto de base e melhorar o acesso para pessoas com deficiência em todo o Brasil.

Serviço:

Datas: 3 a 5 de dezembro
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto dos Pinheiros, São Paulo
Horário: 10h às 16h, nos dias 3 e 4/12 (quinta-feira e sexta-feira), e das 9h às 17h, no dia 5/12 (sábado).

Sobre Ottobock


Ottobock é líder mundial em soluções de mobilidade, incluindo próteses, órteses e cadeiras de rodas, que combina a mais recente tecnologia e reabilitação ao cuidado para restaurar e proteger a mobilidade humana. Fundada na Alemanha em 1919, a empresa está presente em 140 países. Pioneira na introdução de próteses e assistência ao paciente na América Latina, a Ottobock iniciou suas atividades no Brasil em 1975, tornando-se o maior fornecedor de próteses para a região e líder na formação ortopédica profissional. Ottobock é a provedora de serviço técnico oficial para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e irá fornecer serviços de reparação e manutenção para os equipamentos usados ​​pelos atletas.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020