26/11/2015

Novo terminal de Ilha dos Frades – BA vai garantir acessibilidade e segurança


O novo Terminal Marítimo de Nossa Senhora de Guadalupe vai garantir segurança e acessibilidade aos turistas que visitarem a Ilha dos Frades, em Salvador. O equipamento está em fase de finalização e atende aos critérios definidos para a obtenção da Bandeira Azul – selo de qualidade internacional que reconhece o cumprimento de uma série de metas dentro de cinco áreas: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. Iniciativa da Fundação Baía Viva, em parceria com a consultoria Preamar e a prefeitura de Salvador, o terminal possuirá piso tátil e uma rampa para acesso de deficientes e foi todo construído e decorado por moradores da região.

O equipamento deve ficar pronto até 31 de outubro, antes da entrega oficial da primeira Bandeira Azul para uma praia do Nordeste. Segundo Adriana Alencar, integrante da Baía Viva, a instituição já atuava no local há três anos, o que permitiu que as metas fossem cumpridas em apenas oito meses. Como o cronograma original foi seguido rigorosamente, a fundação conseguiu o selo internacional antes de realizar as últimas adequações, que devem ser feitas nos próximos seis meses. Entre as próximas etapas a serem concluídas, estão a finalização do módulo policial – que terá visão privilegiada para a praia –, a mudança das barracas e a instalação de boias que impeçam a chegada de barcos e lanchas à beira do mar.

De acordo com Adriana, o objetivo é garantir mais espaço e segurança para os banhistas. “Antes os barcos chegavam até a beira da praia e deixavam as pessoas com medo. Com o terminal, as pessoas vão desembarcar com mais segurança e aproveitar melhor o espaço. Nós ajudamos também a pessoa que oferece equipamentos para a prática de esportes, melhoramos a estrutura. Os turistas vão poder andar de caiaque, stand up paddle ou jogar bola”, explicou.


Cartão da Ilha dos Frades, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe também ganhou banheiros químicos, calçamento e rampas de acesso. Além disso, os moradores, ambulantes e donos das barracas receberam treinamentos gratuitos para melhorar a recepção dos turistas. “Nós queremos garantir que eles não vão cobrar mais caro de turistas estrangeiros, por exemplo. Mas a comunidade nos recebeu muito bem e entendeu a importância de cuidar deste espaço e de receber bem os visitantes”, contou Alencar.

Fonte: Blog Turismo Adaptado

https://turismoadaptado.wordpress.com/2015/11/18/novo-terminal-de-ilha-dos-frades-ba-vai-garantir-acessibilidade-e-seguranca/
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.