30/11/2015

Deficientes terão passagem gratuita na RMS


As pessoas com deficiências, de gravidade que comprometa a capacidade de trabalho, poderão utilizar o transporte intermunicipal gratuitamente entre os 26 municípios que compõe a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a partir de 2016. Conforme a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), já é possível solicitar o benefício nas unidades de saúde das cidades para que seja realizado um laudo médico comprovando a deficiência para a emissão da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes). De acordo com a empresa, as primeiras carteiras serão distribuídas em janeiro de 2016, quando o benefício entrará em vigor.

Para capacitar os profissionais de saúde das cidades que fazem parte da RMS, o Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes), responsável pelo fornecimento da carteira, está promovendo seminários técnicos sobre orientações e procedimentos que irão nortear a concessão do benefício. O segundo dos quatro encontros foi realizado ontem no Sesi de Votorantim e contou com a presença de representantes dos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Tapiraí e Votorantim. O próximo evento será realizado em Araçariguama, às 10h, no dia 8 de dezembro, na Biblioteca Municipal.

O benefício pode ser requerido por pessoas com deficiência em uma unidade de saúde que seja credenciada pela prefeitura do município. Com a solicitação, será emitido um laudo médico que será enviado para a EMTU para análise e triagem. Assim que a carteira especial estiver pronta será enviada a unidade de saúde para ser entregue ao solicitante. As unidades de saúde cadastradas podem ser consultadas no site www.emtu.sp.gov.br. Informações pelo telefone (19) 3235-2024. 


Fonte: Jornal Cruzeiro por Jéssica Nascimento.
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.