09/10/2015

Tecnologia, Informação e Inclusão são temas debatidos simultaneamente em novembro. Inscreva-se!


De 06 a 09 de novembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realiza uma série de palestras, fórum e encontros sobre deficiência sob a ótica de diversos temas relacionados a inclusão: tecnologia, acessibilidade, moda inclusiva e informação sobre deficiência, distribuídas em eventos distintos. 

No mesmo espaço serão realizados o 7º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação; TOM São Paulo; Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade; Desfile de Moda Inclusiva; IV Encontro de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo – Por uma Comunicação Inclusiva; I Balanço Geral do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência intelectual – SÃO PAULO PELA IGUALDADE DE DIREITOS; e a Mesa Redonda “Estudos sobre Deficiência”.


Veja abaixo, alguns detalhes sobre cada evento de novembro.

7º ENCONTRO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Em sua sétima edição, o Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência traz para o centro das discussões um tema fundamental para a inclusão, tendo em vista a sociedade dinâmica e interativa em que vivemos: a acessibilidade digital.

Além de uma visão ampla do conceito de acessibilidade digital, o encontro debaterá não somente a legislação, normas e diretrizes aplicáveis aos conteúdos on-line, mas, principalmente, o impacto positivo dos sites acessíveis em todos os setores da sociedade. Também discutirá a ampliação do alcance dos serviços e ações públicas, na transparência governamental, e o incremento expressivo que a acessibilidade digital pode trazer ao comércio eletrônico e sua cadeia produtiva.

TOM SÃO PAULO

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria promove o TOM São Paulo, ação voltada para a autonomia e qualidade de vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  Os projetos que forem selecionados em setembro participarão do TOM 2015. Em um único espaço, especialistas de diversas áreas, como engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, designers, profissionais de TI, arquitetos, entre outros – com e sem deficiência, se reúnem para um debate colaborativo com instituições que atendem todos os tipos de deficiência. 

ESTUDOS SOBRE DEFICIÊNCIA

A Secretaria tem procurado incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Em junho de 2013, foi organizado o I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência “Conflitos, Direitos e Diversidade”.  Em agosto de 2014, foram realizadas as mesas redondas Capitalismo & Deficiência; Educação & Deficiência; Maturidade & Deficiência; Comunicação & Deficiência.

Seguindo esse movimento, serão realizadas neste ano, mais três mesas redondas temáticas compostas por reconhecidos especialistas da área da inclusão de pessoas com deficiência.


FÓRUM INTERNACIONAL DE MODA INCLUSIVA E SUSTENTABILIDADE


O Fórum visa discutir com alunos e profissionais da área, os temas moda e sustentabilidade do ponto de vista inclusivo com a presença de palestrantes renomados.

DESFILE DE MODA INCLUSIVA

Lançado em 2009, o Concurso Moda Inclusiva convida estudantes de cursos técnicos e universitários e profissionais da área de todo o país a produzirem looks para pessoas com deficiência. Os melhores trabalhos inscritos são apoiados com tecido para a confecção das roupas e participam do desfile final em um grande evento. Os três melhores colocados são premiados.

Inédito no âmbito internacional, o Concurso Moda Inclusiva é anual e incentiva os participantes a lançarem um olhar fashion e desenvolverem soluções que facilitem o cotidiano da pessoa com deficiência. A criação de etiquetas e solados de calçados em braile, por exemplo, fornecem ao consumidor maiores informações sobre o produto e promovem a inclusão social do indivíduo.

A iniciativa, que propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem o tema. Motivados pelo Concurso, hoje é possível encontrar trabalhos acadêmicos que discorrem sobre moda inclusiva.

IV ENCONTRO DE GESTORES DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO – POR UMA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
Na esteira da globalização, as pessoas com deficiência ganham espaço e protagonismo e já não são mais “portadoras de necessidades especiais” nem “deficientes”, nem “PNE”, sigla utilizada para portador de necessidades especiais. O mundo mudou e o Estado de São Paulo segue na trilha da Comunicação Inclusiva, inserindo em seus textos, discursos e materiais de divulgação, digitais e impressos, a terminologia correta baseada nos direitos dos cidadãos com deficiência.

O Encontro Estadual de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo acontece desde 2012 para apresentar, aos profissionais, estudantes e gestores públicos e privados, informações atualizadas sobre os conceitos e terminologia correta para atendimento, formas de relacionamento, profissional e pessoal, entre pessoas com e sem deficiência.
 
I BALANÇO GERAL DO PROGRAMA ESTADUAL DE ATENDIMENTO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – SÃO PAULO PELA IGUALDADE DE DIREITOS

O Balanço do Programa Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência intelectual – SÃO PAULO PELA IGUALDADE DE DIREITOS vai apresentar as ações realizadas pelas Pastas envolvidas na inclusão social de pessoas com deficiência intelectual. Será apresentado também o resultado da Consulta Pública, aberta em setembro deste ano e que levantou dados sobre a atual realidade das pessoas com deficiência intelectual.  
 
SERVIÇO
EVENTOS DIVERSOS SOBRE TECNOLOGIA E INCLUSÃO
Data: de 06 a 09 de novembro de 2015
Local: Hotel Mercure - Espaço Immensità- Santana
Endereço: Av. Luiz Dumont Villares, 392 – Santana – SP - Junto ao Complexo Hoteleiro Mercure Nortel
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo


Clique em cada título abaixo para outras informações sobre cada evento:



 
 
 


Fonte: Secretaria dos Direito das Pessoas com Deficiência 
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.