Com mais duas medalhas, Brasil chega a 21 pódios no Mundial Paralímpico de Atletismo

Compartilhe

Yohansson Nascimento fez o melhor segundo tempo e voltou a subir no pódio em Doha. Crédito: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB


O Brasil conquistou mais duas medalhas nesta terça-feira, 27, no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Doha, Catar. Yohansson Nascimento e Marivana Oliveira conseguiram uma prata e um bronze, respectivamente. Assim, o país chegou a 21 medalhas no total, sendo três de ouro, nove de prata e nove de bronze. A equipe manteve-se na décima colocação do quadro geral de medalhas da competição.


Yohansson mais uma vez se destacou, agora com o vice-campeonato dos 100m, classe T47. Ele havia sido medalhista de ouro dos 200m, mas desta vez ficou atrás do polonês Michal Derus, que registrou 10s73, contra 10s99 do brasileiro. Completou o pódio o chinês Hao Wang, com 11s06. Foi a oitava medalha de Yohansson em Campeonatos Mundiais – três ouros, três pratas e dois bronzes.

O velocista alagoano diz encerrar a sua participação em Doha satisfeito com a sua performance. “Fiquei próximo dos meus melhores tempos. Eu esperava correr hoje em 10s80, 10s85, mas fiquei feliz, porque em Mundial o que vale mesmo é a medalha. Saio de cabeça erguida, porque levei duas medalhas em duas provas. Só tenho de dar continuidade ao trabalho”, disse Yohansson.

Mais cedo, havia sido a vez de outra alagoana brilhar no Estádio Suhaim Bin Hamad. Marivana Oliveira, de 25 anos, sofreu, mas conquistou a sua primeira medalhas em Mundiais. Ela participou do arremesso de peso, classe F35, e esteve em terceiro lugar durante quase toda a prova. No entanto, perdeu a colocação no último lançamento da sul-africana Chenelle van Zyl, que cravou 9,11m. Pressionada, Marivana não se intimidou e fez a melhor marca da carreira, com 9,17m, novo recorde das Américas.

“Estava muito bem psicologicamente. Sabia o que eu tinha treinado. No último arremesso, fui para o tudo ou nada, e ainda bem que veio o tudo. Agradeço muito à minha treinadora por tudo que eu sou. Essa medalha também é dela”, disse a atleta, que treina no Rio de Janeiro.

Nesta quarta-feira, 28, o Brasil brigará por medalhas sobretudo nos 100m da classe T11. Jerusa Geber e Jhulia Karol serão as representantes. Terezinha Guilhermina, atual tricampeã mundial da prova, não se classificou para a decisão por apenas 3 milésimos – ficou atrás da chinesa Juntingxian Jia. Daniel Mendes, campeão dos 400m (T11), disputará as eliminatórias dos 200m, assim como Felipe Gomes.

O Mundial Paralímpico de Atletismo está sendo disputado por 1.315 atletas (incluindo atletas-guia) de 88 países. A competição ocorre até o dia 31 de outubro, em Doha, no Catar.

Programação dos brasileiros – quarta (28/10)
16h – Daniel Mendes e Felipe Gomes – eliminatórias dos 200m (T11)
17h52 – Jerusa Geber e Jhulia Karol – final dos 100m (T11)
18h16 – Rodrigo Parreira – semifinal dos 100m (T36)
19h48 – Elizabeth Gomes – final do lançamento de disco (F55)
20h27 – Mauro Evaristo de Sousa – final do lançamento de disco (F42)
22h07 – Odair Santos – semifinal dos 1500m (T11)

Todas as provas estão no horário local (5h à frente em relação ao horário de Brasília).


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020