20/07/2015

ODONTOLOGIA a pacientes com deficiência e grupos especiais



Queridos leitores e seguidores! 

Tive a honra de conhecer o Alexandre Franco, uma pessoa maravilhosa e excelente profissional que desenvolve um trabalho pioneiro e importantíssimo na odontologia em prol das pessoas com deficiência.

Estou muito lisonjeada por ser sua amiga e ter uma matéria exclusiva para o blog feito por ele nos contando tudo deste lindo trabalho.

Muito obrigada AMIGO!

------- 

Por Alexandre Franco. 

QUEM É ESPECIAL ou TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA? A PESSOA COM DEFICIÊNCIA QUE NÃO ENCONTRA UM SERVIÇO ODONTOLÓGICO CAPACITADO OU O PROFISSIONAL DA ODONTOLOGIA QUE NÃO ESTÁ CAPACITADO EM ATENDER ESSE PÚBLICO DE MANEIRA PREPARADA? 



Diante de tantos profissionais da saúde envolvidos na atenção à pessoa com deficiência, enfatizo a presença do cirurgião-dentista!!! Profissional preparado em atuar na PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL! A saúde bucal é muito importante na qualidade de vida e saúde geral do indivíduo, pois problemas inflamatórios, de infecção e dor podem repercutir diretamente no bem estar do indivíduo, além da estética, mastigação, fonação ... 

A ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS, nome dado à especialidade odontológica que atende pessoas com deficiência e grupos especiais EXISTE!!! Temos ainda poucos profissionais cirurgiões-dentistas capacitados em atender esse grande público presente no Brasil! 

Desde já, agradeço imensamente a AMIGA Fernanda Zago, uma pessoa extraordinária,  a oportunidade dada e convite feito de falar um pouco dessa temática e espero que possamos difundir cada vez mais a atenção em saúde bucal para as pessoas com deficiência!

Essa minha "LUTA" na atenção odontológica a grupos especiais já tem mais de 12 anos de dedicação clínica, técnica, científica e educacional, na formação de novos profissionais da saúde preparados a atender o público com deficiência em nível de consultório, domiciliar (home care) e hospitalar (centro cirúrgico, enfermaria - unidades de internação e unidade de terapia intensiva).

Esbarramos, infelizmente, na falta de profissionais interessados nessa área, conhecimento dos demais profissionais da saúde, familiares e pacientes de que existem cirurgiões-dentistas especializados em atender pessoas nas mais diversas situações e complexidades de deficiência no intuito de contribuir para uma saúde bucal satisfatória!

Estamos na tentativa de formação de novos profissionais interessados, cursos de capacitação e especialização na área, aulas, cursos, palestras, divulgação em redes sociais e atuação no famoso "boca a boca" de disseminação dessa Odontologia Especial!

ATENDIMENTO:


Em Brasília-DF, os Hospitais da Rede Pública atendem pacientes com deficiência, a destacar os Hospitais Regionais da Asa Norte, Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho. Um outro pólo possível, é a Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, que coordeno, a qual podemos fazer uma avaliação clínica e, de acordo com a demanda, aos casos possíveis de serem atendidos em nível de graduação, encaminhar para as nossas atividades de ensino e serviço em saúde. Diante dessa oportunidade, nossa clínica (TEMPUS: SAÚDE BUCAL INTEGRADA - 3037-6530 - www.clinicatempus.com.br), em nível particular, atende pacientes com deficiência, grupos especiais em nível de consultório, domiciliar e hospitalar. MINHA ÚNICA DECISÃO PROFISSIONAL: EXCLUSIVA E DEDICAÇÃO AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES ESPECIAIS EM TODAS AS FASES DA VIDA: CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS!

Agradeço essa oportunidade ímpar de falar um pouco dessa temática e estou á disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre a ODONTOLOGIA ESPECIAL !

"NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A SAÚDE BUCAL FAZ PARTE DO NOSSO CORPO COMO UM TODO !"

Grande abraço do amigo,



Alexandre Franco Miranda

Cirurgião-dentista/CRODF-6711
PACIENTES ESPECIAIS (PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E GRUPOS ESPECIAIS) / ODONTOGERIATRIA (GERONTOLOGIA) /  ODONTOLOGIA HOSPITALAR (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA , CENTRO CIRÚRGICO E ENFERMARIA) 


Professor do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) –  Odontogeriatria; Pacientes Especiais e Clínica Integrada; Coordenador das disciplinas de Odontogeriatria, Pacientes Especiais e  Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais – UCB; Doutorando em Ciências da Saúde – UnB – “Odontologia na UTI”; ; Mestre em Ciências da Saúde – UnB –“Odontologia geriátrica – Alzheimer”; Especialista em Periodontia - EBO SlMandic - "Odontogeriatria - Alzheimer"; Especialista em Saúde Coletiva - FOP/Unicamp - "Saúde Mental e Odontologia - Esquizofrenia"; Especialista em Gerontologia – GERONTÓLOGO TITULADO pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Responsável pelo serviço de Odontologia Hospitalar e Intensiva do Hospital do Coração do Brasil (HCBr) – Referencial Odontológico do HCBr;  Sócio proprietário TEMPUS – Saúde Bucal Integrada/CROPAD – Centro de Referência Odontológica para Pacientes com Alzheimer e Demências; Membro sócio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG/DF, Gerontologia, desde 2008; Membro sócio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Cirurgião-dentista, DF, desde 2010; 1° TEN ODT – Exército Brasileiro – SEF (2006-2014); Colaborador do Centro de Medicina do Idoso - HUB, UnB - 2004-2011; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Hospital Universitário de Brasília (HUB, UnB); Pesquisador colaborador  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Hospital Brasília, Hospital do Coração do Brasil, Brasília; Atendimentos odontológicos particulares em nível de consultório, domiciliar (home care) e hospitalar (centro cirúrgico, enfermaria e UTI) a pacientes IDOSOS e PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PACIENTES ESPECIAIS E GRUPOS ESPECIAIS); Aulas, cursos ministrados, 41 artigos publicados em periódicos indexados , 180 trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Odontogeriatria (Gerontologia), Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar; Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional da Pessoas com Deficiência (CISPoD) e Jornada Odontológica Brasileira sobre Pacientes Especiais (JOPE), Brasília-DF, 2013, Brasília-DF; Coordenador Científico do I Congresso Internacional da Pessoas com Deficiência (CISPoD) e Jornada Odontológica Brasileira sobre Pacientes Especiais (JOPE), Brasília-DF, 2013, Brasília-DF; Palestrante do I International Conference on Geriatrics & Gerontology, Chicago, EUA, 2014






61 8136-9896 / 3037-6530 (consultório)






Proxima Anterior Inicio

Um comentário:

  1. È um prazer como paciente participar desse belíssimo projeto! Parabéns ao professor Alexandre e toda a sua equipe!

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.