ODONTOLOGIA a pacientes com deficiência e grupos especiais

Compartilhe



Queridos leitores e seguidores! 

Tive a honra de conhecer o Alexandre Franco, uma pessoa maravilhosa e excelente profissional que desenvolve um trabalho pioneiro e importantíssimo na odontologia em prol das pessoas com deficiência.

Estou muito lisonjeada por ser sua amiga e ter uma matéria exclusiva para o blog feito por ele nos contando tudo deste lindo trabalho.

Muito obrigada AMIGO!

------- 

Por Alexandre Franco. 

QUEM É ESPECIAL ou TEM ALGUMA DEFICIÊNCIA? A PESSOA COM DEFICIÊNCIA QUE NÃO ENCONTRA UM SERVIÇO ODONTOLÓGICO CAPACITADO OU O PROFISSIONAL DA ODONTOLOGIA QUE NÃO ESTÁ CAPACITADO EM ATENDER ESSE PÚBLICO DE MANEIRA PREPARADA? 



Diante de tantos profissionais da saúde envolvidos na atenção à pessoa com deficiência, enfatizo a presença do cirurgião-dentista!!! Profissional preparado em atuar na PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL! A saúde bucal é muito importante na qualidade de vida e saúde geral do indivíduo, pois problemas inflamatórios, de infecção e dor podem repercutir diretamente no bem estar do indivíduo, além da estética, mastigação, fonação ... 

A ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS, nome dado à especialidade odontológica que atende pessoas com deficiência e grupos especiais EXISTE!!! Temos ainda poucos profissionais cirurgiões-dentistas capacitados em atender esse grande público presente no Brasil! 

Desde já, agradeço imensamente a AMIGA Fernanda Zago, uma pessoa extraordinária,  a oportunidade dada e convite feito de falar um pouco dessa temática e espero que possamos difundir cada vez mais a atenção em saúde bucal para as pessoas com deficiência!

Essa minha "LUTA" na atenção odontológica a grupos especiais já tem mais de 12 anos de dedicação clínica, técnica, científica e educacional, na formação de novos profissionais da saúde preparados a atender o público com deficiência em nível de consultório, domiciliar (home care) e hospitalar (centro cirúrgico, enfermaria - unidades de internação e unidade de terapia intensiva).

Esbarramos, infelizmente, na falta de profissionais interessados nessa área, conhecimento dos demais profissionais da saúde, familiares e pacientes de que existem cirurgiões-dentistas especializados em atender pessoas nas mais diversas situações e complexidades de deficiência no intuito de contribuir para uma saúde bucal satisfatória!

Estamos na tentativa de formação de novos profissionais interessados, cursos de capacitação e especialização na área, aulas, cursos, palestras, divulgação em redes sociais e atuação no famoso "boca a boca" de disseminação dessa Odontologia Especial!

ATENDIMENTO:


Em Brasília-DF, os Hospitais da Rede Pública atendem pacientes com deficiência, a destacar os Hospitais Regionais da Asa Norte, Taguatinga, Ceilândia e Sobradinho. Um outro pólo possível, é a Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília, que coordeno, a qual podemos fazer uma avaliação clínica e, de acordo com a demanda, aos casos possíveis de serem atendidos em nível de graduação, encaminhar para as nossas atividades de ensino e serviço em saúde. Diante dessa oportunidade, nossa clínica (TEMPUS: SAÚDE BUCAL INTEGRADA - 3037-6530 - www.clinicatempus.com.br), em nível particular, atende pacientes com deficiência, grupos especiais em nível de consultório, domiciliar e hospitalar. MINHA ÚNICA DECISÃO PROFISSIONAL: EXCLUSIVA E DEDICAÇÃO AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E NECESSIDADES ESPECIAIS EM TODAS AS FASES DA VIDA: CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS!

Agradeço essa oportunidade ímpar de falar um pouco dessa temática e estou á disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre a ODONTOLOGIA ESPECIAL !

"NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A SAÚDE BUCAL FAZ PARTE DO NOSSO CORPO COMO UM TODO !"

Grande abraço do amigo,



Alexandre Franco Miranda

Cirurgião-dentista/CRODF-6711
PACIENTES ESPECIAIS (PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E GRUPOS ESPECIAIS) / ODONTOGERIATRIA (GERONTOLOGIA) /  ODONTOLOGIA HOSPITALAR (UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA , CENTRO CIRÚRGICO E ENFERMARIA) 


Professor do curso de Odontologia da Universidade Católica de Brasília (UCB) –  Odontogeriatria; Pacientes Especiais e Clínica Integrada; Coordenador das disciplinas de Odontogeriatria, Pacientes Especiais e  Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais – UCB; Doutorando em Ciências da Saúde – UnB – “Odontologia na UTI”; ; Mestre em Ciências da Saúde – UnB –“Odontologia geriátrica – Alzheimer”; Especialista em Periodontia - EBO SlMandic - "Odontogeriatria - Alzheimer"; Especialista em Saúde Coletiva - FOP/Unicamp - "Saúde Mental e Odontologia - Esquizofrenia"; Especialista em Gerontologia – GERONTÓLOGO TITULADO pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Responsável pelo serviço de Odontologia Hospitalar e Intensiva do Hospital do Coração do Brasil (HCBr) – Referencial Odontológico do HCBr;  Sócio proprietário TEMPUS – Saúde Bucal Integrada/CROPAD – Centro de Referência Odontológica para Pacientes com Alzheimer e Demências; Membro sócio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG/DF, Gerontologia, desde 2008; Membro sócio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Cirurgião-dentista, DF, desde 2010; 1° TEN ODT – Exército Brasileiro – SEF (2006-2014); Colaborador do Centro de Medicina do Idoso - HUB, UnB - 2004-2011; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Hospital Universitário de Brasília (HUB, UnB); Pesquisador colaborador  Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - Hospital Brasília, Hospital do Coração do Brasil, Brasília; Atendimentos odontológicos particulares em nível de consultório, domiciliar (home care) e hospitalar (centro cirúrgico, enfermaria e UTI) a pacientes IDOSOS e PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PACIENTES ESPECIAIS E GRUPOS ESPECIAIS); Aulas, cursos ministrados, 41 artigos publicados em periódicos indexados , 180 trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Odontogeriatria (Gerontologia), Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar; Membro da Comissão Organizadora do I Congresso Internacional da Pessoas com Deficiência (CISPoD) e Jornada Odontológica Brasileira sobre Pacientes Especiais (JOPE), Brasília-DF, 2013, Brasília-DF; Coordenador Científico do I Congresso Internacional da Pessoas com Deficiência (CISPoD) e Jornada Odontológica Brasileira sobre Pacientes Especiais (JOPE), Brasília-DF, 2013, Brasília-DF; Palestrante do I International Conference on Geriatrics & Gerontology, Chicago, EUA, 2014






61 8136-9896 / 3037-6530 (consultório)






Compartilhe

7 comentários:

  1. È um prazer como paciente participar desse belíssimo projeto! Parabéns ao professor Alexandre e toda a sua equipe!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite! Sou do Parana e faz uns 20 anos mais ou menos que procuro um dentista para minha filha hoje ela esta com 22 anos, deficiente visual total com pautas de autismo .Todos os que levei não conseguem fazer com que ela deixe mexer sofro muito com isso ,pois os dentes estão uma calamidade porque toma muita medicação e não faz os bochechos na hora da escovação.EU E A CAMILA FICARIAMOS MUITO AGRADECIDAS SE VOCES PUDESSEM NOS AJUDAR DE ALGUMA MANEIRA ,FIQUEI BASTANTE EMOCIONADA QUANDO PROCURANDO NOVAMENTE UM DENTISTA ACHEI ESSA MATERIA E FICARIA MAIS FELIZ AINDA SE MINHA MENSAGEM FOSSE RESPONDIDA.GRATA PELA ATENÇAO.MAE DESESPERADA

    ResponderExcluir
  3. Ol A, vc tem consultório? Trabalha com sedação para crianças especiais de 8 anos?

    ResponderExcluir
  4. Doutor Alexandre,meu nome e Expedito Gomes da silva sou de Maceior Al, gostei muito do seu trabalho e dedicação com os pacientes especiais. Meu sonho e de poder voltar a sorrir de novo, pos sou tetra plegico e não tenho condicoes de um dia poder sorrir mais tenho Fe que esse sonho um dia desses possa se realizar atravez de pessoas como o senhor!!!!!?...

    ResponderExcluir
  5. Doutor Alexandre,meu nome e Expedito Gomes da silva sou de Maceior Al, gostei muito do seu trabalho e dedicação com os pacientes especiais. Meu sonho e de poder voltar a sorrir de novo, pos sou tetra plegico e não tenho condicoes de um dia poder sorrir mais tenho Fe que esse sonho um dia desses possa se realizar atravez de pessoas como o senhor!!!!!?...

    ResponderExcluir
  6. Doutor Alexandre,meu nome e Expedito Gomes da silva sou de Maceior Al, gostei muito do seu trabalho e dedicação com os pacientes especiais. Meu sonho e de poder voltar a sorrir de novo, pos sou tetra plegico e não tenho condicoes de um dia poder sorrir mais tenho Fe que esse sonho um dia desses possa se realizar atravez de pessoas como o senhor!!!!!?...

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020