Metrô-DF lança campanha para uso de carro exclusivo feminino, pessoas com deficiência e ciclistas
Compartilhe
Desde seu funcionamento, o carro exclusivo
feminino e para portadores de deficiência vem ganhando adesão de usuários.
Pedro
Ventura/Agência Brasília
|
O Metrô-DF começou a uma campanha de
conscientização para melhor utilizar os carros exclusivos para mulheres e
pessoas com deficiência e para os usuários que transportam bicicletas.
Os carros ganharam adesivos de
identificação na parte interna dos trens, e os pisos das plataformas estão
sendo renovados. O carro exclusivo feminino e para pessoas com deficiência foi
adotado em cumprimento a uma lei distrital desde o dia 1º de julho de 2013.
O horário de funcionamento é de segunda a
sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45
às 20h15. Para usufruir o direito, os usuários devem utilizar sempre o primeiro
carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.
Já o transporte de bicicletas deve ser
realizado no último carro do trem, não podendo exceder cinco veículos por
viagem. A recomendação é que, dentro do trem, a bicicleta seja acomodada de
forma que não obstrua a passagem e que não perturbe os outros usuários. Isso
porque, segundo o Metrô, passageiros sem bicicletas sempre têm preferência de
embarque.
Desde seu funcionamento, o carro exclusivo
feminino e para portadores de deficiência vem ganhando adesão de usuários.
Segundo o órgão, diariamente, uma média de 15 pessoas entram em contato com a
Ouvidoria para informar e reclamar sobre o descumprimento da lei.
Apesar de não haver punição, o Metrô-DF,
garante que tem autuado quem desrespeita a norma por meio de seus empregados e,
também, tem contado com o apoio dos próprios usuários, no sentido de preservar
os direitos concedidos. Se houver resistência ao Corpo de Segurança Operacional
do Metrô, quando os agentes solicitam a saída do usuário, eles são encaminhados
à delegacia e podem responder criminalmente.
O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, explica que a ideia da campanha é
conscientizar a população para o respeito aos usuários e reforçar lições de
cidadania e boas práticas sociais.
— Nossos principais fiscais são os
usuários, que entram em contato com a empresa em casos de descumprimento da
legislação. Queremos garantir uma prestação de serviço ainda mais eficiente e
segura para a população do DF.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.