02/07/2015

Barata e moderna, cadeira de rodas infantil ajudará crianças de países pobres

Objetivo do projeto ‘Wheelchairs of Hope’ é facilitar o transporte até a escola e aumentar o acesso de pessoas com deficiência à educação


No mundo, calcula-se que 20 milhões de pessoas precisem de cadeiras de rodas e não tenham condições financeiras de adquiri-las – 25% deste grupo são crianças. Para tentar atender à população de 5 a 9 anos que deixa de ir à escolapor falta de acessibilidade, o projeto Wheelchairs of Hope (algo como Cadeira de Rodas da Esperança) pretende vender a países pobres um modelo inovador do equipamento: uma cadeira de 10 kg (em geral, o peso é de 17 kg), feita de plástico e que custa somente US$ 100 dólares (cerca de R$ 230) .

O criador Pablo Kaplan, argentino que vive em Israel, também se preocupou em elaborar um modelo moderno – há um leque de cores fluorescentes para alegrar as crianças. O objetivo é fazer com que elas se tornem independentes e não tenham um obstáculo para ir à escola.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aprovou os critérios de segurança da cadeira de rodas infantil. A Unicef também demonstrou interesse em apoiar o projeto. No site oficial, Kaplan declara esperar apoio dos países periféricos para disponibilizar profissionais de saúde que ensinem as crianças a usar corretamente o equipamento.




Fonte: Revista Crescer
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.