Professora dá uma de cupido e casal com Down se casa em Teresina.

Compartilhe


Uma história de amor digna de conto de fadas com direito até a cupido. Assim pode ser definido o relacionamento de Fátima Sousa e Vinicius Saraiva, que casaram no último fim de semana, em um buffet de Teresina. A união mais do que especial tem um detalhe que deixa a história ainda mais interessante: foi o primeiro casamento de pessoas com a síndrome de Down na capital, segundo a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae).

Eles se conheceram através da professora Leonice Leia, que dá aula para Fátima. “Eu conheci a mãe do Vinicius durante a aula de hidroginástica. Ela comentou comigo que estava à procura de uma namorada para ele há algum tempo e na mesma hora eu lembrei da Fátima. Agora posso ver que acertei”, disse a professora.

O primeiro encontro do casal aconteceu em um shopping center de Teresina, após as mães combinarem por telefone. “Quando Leonice me deu o telefone da mãe da Fátima, eu liguei na mesma hora e combinei com ela um encontro entre os dois. No dia eles estavam muito empolgados e quando se viram pela primeira vez, nós notamos que rolou uma afinidade”, conta a funcionária pública, Sônia Saraiva mãe de Vinicius.

Fátima e Vinicius namoraram por dois anos, até que o rapaz decidiu pedir a mão da moça em casamento para o pai dela. A relação seguiu a ordem dos romances tradicionais. Os dois se conheceram namoraram, noivaram e, finalmente, “casaram”.

“Eu falei para o pai dela que tinha um assunto sério para falar com ele, que queria casar com a filha dele e cuidar dela”, afirmou Vinicius Saraiva.


Leonice Leia, professora que apresentou o casal
(Foto: Amanda Dourado/G1)


O tão esperado “casamento” aconteceu no último fim de semana e os pais estavam mais nervosos que os noivos. “Esse é um momento de vitória para todos nós, é resultado de um trabalho de uma vida toda dedicada a um filho. Eu estou extremamente emocionado e satisfeito com a nova vida dele”, diz o pai do noivo, Manuel Saraiva.

Casamento de pessoas com síndrome de Down é permitido no Brasil, mas para isso é necessário que os noivos não sejam interditados judicialmente pela família.

No caso de Vinicius e Fátima o casamento foi somente simbólico, realizado por um pastor evangélico. “Resolvemos interditar o Vinicius há sete anos, só por precaução, mas tanto ele como a Fátima são bastante independentes”, disse o pai do noivo, Manoel Saraíva.

O casal vai morar na casa dos pais de Vinicius, mas passarão os fins de semana com os pais de Fátima “Eu já estou para morrer de saudades da minha filha, a gente sempre foi muito apegada, mas estou tão feliz por essa nova fase da vida dela”, conta dona Danieli Sousa, mãe de Fátima.

Síndrome de Down

As pessoas com síndrome de Down possuem 47 cromossomos e não 46, como acontece normalmente. A presença de um cromossomo a mais é determinada por uma ocorrência genética e pode acontecer com qualquer casal, independente da faixa etária, e herdada em poucos.

O efeito do material genético em excesso varia de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que uma das características é o desenvolvimento, em geral, se dar em um ritmo mais lento.

O pai de Vinicius, Manoel, afirma que a condição do casal não o impede de fazer qualquer tipo de atividade. Vinicius trabalha diariamente na Assembleia Legislativa do Piauí.

“Sempre fiz de tudo para meu filho viver como uma pessoa normal. Antes de conhecer a Fátima ele vivia em festas com os amigos, agora virou um homem comportado. Mas é importante essa independência deles”, avalia.

 
Fátima e Vinicius namoraram por dois anos até casar (Foto: Reprodução/Facebook)
Fonte: G1

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020