Pessoas com deficiência comemoram Passe Livre Cultura

Compartilhe



Seminário Passe Livre Cultura. O benefício garante acesso a eventos para pessoas com deficiência com renda de até um salário mínimo. 


Todas as pessoas com deficiência, com renda per capta familiar de até um salário mínimo, agora têm o direito de acesso gratuito a shows e eventos culturais e esportivos no Piauí por meio do Passe Livre Cultura. Nesta sexta-feira (08), foi realizado, no auditório do CEIR, o seminário para capacitação dos agentes que irão auxiliar no cumprimento da lei e no acesso das PCDs aos benefícios nos municípios. 

O evento foi promovido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), entidade responsável pela emissão do Passe Livre Cultura. O secretário da Seid, Mauro Eduardo, informou que praticamente todos os municípios enviaram representantes ao evento. “Isso é muito importante porque observamos o interesse das prefeituras em levar esse benefício à sua população”, comentou. 

O presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascante), Wilson Gomes, declarou que as pessoas com deficiência comemoraram a nova lei. “É mais um incentivo para que as pessoas com deficiência possam ir até esses eventos e tenham mais acesso ao lazer, principalmente as que tem pouca renda”, comenta. 

O Passe Livre Cultura é uma lei de autoria da deputada estadual Rejane Dias, sancionada e regulamentada este ano pelo governador Wellington Dias. O benefício garante o acesso a eventos para pessoas com deficiência com renda per capta familiar de até um salário mínimo. 

Durante o evento, o secretário Mauro Eduardo explicou como os agentes municipais devem fazer para conceder o Passe Livre Cultura em seus municípios e cobrar seu cumprimento. 

Passe Livre Cultura 

O que é: 

Lei de autoria da deputada estadual Rejane Dias que garante acesso a eventos esportivos e culturais (como jogos, shows, cinema e teatro) para pessoas com deficiência com renda per capta familiar de até um salário mínimo. 

Como solicitar: 

Em Teresina, na Secretaria da Assistência Social (SASC).
No interior, nos CRAS ou nas Secretarias Municipais de Assistência Social.
Todas as carteiras serão emitidas pela SEID. Quem já possui o passe livre intermunicipal não precisa passar pela triagem, se dirigindo diretamente à SEID pedir a emissão. 

Acesso: 

A partir da divulgação a Pessoa com Deficiência pode ir ao local de venda solicitar o ingresso até 24h antes do evento. Nos cinemas, até uma hora de antecedência. 

Serão destinados 2% da capacidade do evento para PCDs – regulamentado pelo decreto federal 5294/94 

Penalidades: 

Advertência, multas e interdição do estabelecimento.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020