Deficientes visuais entram com ação contra aplicativo Uber nos EUA
Compartilhe
Serviço de caronas é acusado de se recusar a transportar cão-guia. Federação de Deficientes Visuais da Califórnia entrou com processo.
Aplicativo Uber oferece serviço de carona
(Foto: Mario Anzuoni/Reuters)
|
A
Uber Technologies precisa se defender contra um processo judicial no qual o
serviço de caronas é acusado de discriminar deficientes visuais ao se recusar a
transportar cão-guia, decidiu um juiz federal.
Em
decisão proferida na sexta-feira à noite, o juiz Nathanael Cousins de San Jose,
Califórnia, disse que os pleiteantes podem alegar que o Uber é um "serviço
de viagens", alvo de potenciais obrigações frente ao ato de proteção aos
deficientes norte-americanos.
O
juiz também rejeitou os argumentos do Uber de que os pleiteantes, incluindo a
Federação Nacional de Deficientes Visuais da Califórnia, não poderiam processar
a empresa citando as leis federais e estaduais de proteção aos deficientes.
O
Uber recebeu 14 dias para responder formalmente à reclamação. A companhia e
seus advogados não responderam nesta segunda-feira (20) a pedidos de
comentários. A federação de deficientes visuais e advogados dos pleiteantes não
responderam imediatamente a pedidos semelhantes.
Serviço
de transporte
Avaliado
em 40 bilhões de dólares, o Uber diz oferecer seu serviço de transporte por
aplicativo de telefone em mais de 270 cidades e áreas geográficas de 56 países,
e pode cobrar preços variados de acordo com a demanda.
Mas
a companhia com sede em San Francisco enfrenta reclamações em diversos países
sobre como paga seus motoristas, trata passageiros e garante a segurança.
No
caso sobre discriminação, os pleiteantes disseram que a legislação federal
requer que operadores de serviços de táxi tais como o Uber levem animais com
passageiros com deficiência visual, mas que tem conhecimento de mais de 40
casos em que motoristas do Uber se recusaram levá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentário é muito importante para nós.