Praia Acessível tem início em Praia Grande, SP

Compartilhe

A partir do dia 06/01/2015, a Estação Boqueirão, localizada na altura da Avenida Paris, ganha uma nova atração: o programa Praia Acessível, parceria entre Prefeitura de Praia Grande e governo do Estado de São Paulo

Com oito cadeiras anfíbias em funcionamento e mais duas em reserva, especialmente desenvolvidas para garantir aos cadeirantes o acesso ao banho de mar, o projeto é gratuito, e fica em Praia Grande até 18 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.

Para participar, os interessados devem comparecer ao local, munidos de documento com foto para realização de cadastro, podendo usar as cadeiras imediatamente. 

É recomendado que o usuário esteja acompanhado, mas caso compareça sozinho, também poderá usufruir da praia e do banho de mar. 

Para isso, o projeto disponibiliza toda a estrutura necessária, que inclui, além das cadeiras e esteiras, uma equipe de monitores, profissionais de saúde, salva-vidas e banheiro adaptado.

Lançado em 2010, o Programa Praia Acessível tem como objetivo oferecer equipamentos e tecnologia para que pessoas com deficiência possam usufruir da praia e do banho de mar com segurança e dignidade. 

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência é responsável pelo fornecimento das cadeiras, já a Prefeitura, pelas equipes de suporte do programa. 

Os postos que oferecem as cadeiras nas praias contam com facilitadores para prestar atendimento e orientação.

As cadeiras anfíbias são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água. 

Devido a sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa no mar. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.

O programa já beneficiou mais de 25 mil pessoas com deficiência e pode ser utilizado por moradores ou visitantes da região. Futuramente, será levado a outras cidades.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020