21/01/2015

Curso capacitará cirurgiões-dentistas para o atendimento às pessoas com deficiência

A capacitação é direcionada aos integrantes das equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal) do Sistema Único de Saúde – SUS, que atuam na atenção básica e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O objetivo, além de capacitar esses profissionais, é facilitar o acesso desses pacientes nas unidades de saúde.

Serão disponibilizadas 20 vagas, remanescentes, para o estado de Mato Grosso. Ofertado pela Universidade Aberta do SUS e pela Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias de Estado de Saúde, o curso já está na quarta turma. Em Mato Grosso, cerca de 50 profissionais fizeram a capacitação. No total, 6.600 cirurgiões – dentistas e auxiliares de saúde bucal serão capacitados em todo o país.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), por meio da Coordenadoria de Atenção Primária e da Gerência de Saúde Bucal, tem mobilizado equipes e feito uma interlocução com os gestores dos municípios para que um número maior de profissionais participe do curso. A gerente de Saúde Bucal de Mato Grosso, Ana Caroline Granja Fontes, considera de extrema importância a capacitação. “É importante que alcancemos um número maior de profissionais para, além de aprimorar o atendimento já ofertado, ampliar a cobertura na atenção básica”, explicou.

A capacitação é uma iniciativa do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, do Governo Federal e terá início em 23 de março. A pré-inscrição deverá ser feita até o dia 22 de fevereiro, no site www.unasusufpe.com.br. A seleção dos profissionais pré-inscritos será realizada pela Coordenação Estadual de Mato Grosso, de acordo com critérios definidos para a distribuição de vagas em cada unidade federativa.

Fonte: Cenário MT e Blog Sempre Incluídos
Proxima Anterior Inicio