Simpósio América Acessível

Compartilhe

O simpósio ‘América Acessível: Informação e Comunicação para Todos’ acontece de 12 a 14 de novembro em São Paulo.


O encontro vai reunir representantes de países das Américas para discutir a acessibilidade das Tecnologias de Comunicação e Informação - TIC para Pessoas com Deficiência, com foco naquelas voltadas aos Jogos Paraolímpicos de 2016. 

Organizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, o evento tem apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED).

O objetivo da conferência é avançar em discussões como a identificação dos princípios até a aplicação de práticas para que as instituições da região das Américas possam garantir a acessibilidade das TIC e das tecnologias assistivas para as Pessoas com Deficiência, em condições de igualdade e a preços acessíveis. Entre os temas a serem discutidos, estão a importância das TIC para o empoderamento das pessoas com deficiência e a eliminação de barreiras para o desenvolvimento tecnológico que promova a inclusão social.

A ideia é chegar a uma proposta de Plano de Ação para promover a acessibilidade das TIC na região das Américas com metas a serem alcançadas no curto, médio e longo prazo, incluindo TIC acessíveis para os Jogos Paraolímpicos de 2016.

De acordo com Fernando Ribeiro, um dos articuladores do evento e assessor na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), vinculada à SDH-PR, a discussão sobre acessibilidade remete ao desenvolvimento de estratégias para eliminar barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, em conformidade com o Artigo 9.º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“São oportunidades para discutirmos conjuntamente estratégias de cooperação para o enfrentamento de desafios e oportunidades relacionadas à inovação em acessibilidade, como para telefones móveis e serviços, televisões, sites e contratos públicos, por exemplo”, ressalta Fernando Ribeiro.

Conferência - Os resultados das discussões do América Acessível devem ser apresentados na Conferência Internacional “da Exclusão ao Empoderamento - O Papel das Tecnologias de Comunicação e Informação para as Pessoas com Deficiência”, que está sendo organizado pela Unesco e ocorrerá em Nova Déli, na Índia, de 24 a 26 de novembro de 2014.

Simpósio internacional “América Acessível: Informação e Comunicação para Todos”
Data: 12 a 14 de novembro
Local: Hotel Holiday Inn
Endereço: Rua Prof. Milton Rodrigues nº 100, São Paulo.



Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020