Prefeito regulamenta lei que obriga pontos a terem dados sobre ônibus
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O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad
(PT), regulamentou nesta semana a lei que obriga que os 19 mil pontos de ônibus
de São Paulo tenham informações sobre os coletivos que passam no local. Os
adesivos com as indicações serão custeadas pela concessionária Ótima,
responsável pela instalação e manutenção das paradas.
A lei que torna as informações obrigatórias
foi regulamentada nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Fernando Haddad e
publicada no Diário Oficial da Cidade, que afirma que os dados afixados nos
abrigos serão passados pela São Paulo Transportes (SPTrans).
Os painéis dos pontos terão o nome, o número
e o destino das linhas de ônibus que passam por ele, além de itinerários e
informações sobre categorias diferenciadas, como noturnas e circulares. Nos
pontos finais também serão mostrados os dias de operações das linhas, os
horários programados para as primeiras e últimas partidas e a frequência média
dos ônibus.
Com contrato assinado com a Prefeitura desde
2012, a concessionária Ótima prevê que até 2015 irá instalar 6.500 novos
abrigos de ônibus, além de trocar 12,5 mil totens. A empresa tem a concessão do
mobiliário urbano por 25 anos e até o fim de outubro tinha instalado 3.900
novos pontos.
Tecnologia
Ainda nos terminais, ou pontos finais das
linhas, será obrigatória a implementação de um sistema eletrônico para consulta
do resumo operacional da linha, mas ainda não há definição se isso será um QR
Code, um código de barras ou “similar”, como previsto na lei.
O QR Code é um código que pode ser escaneado
pela maioria dos celulares que têm câmera fotográfica. O código passa por uma
decodificação no aparelho, disponibilizada por aplicativos específicos, e vira
um trecho de texto ou um link que direciona o acesso a um site ou uma
publicação. Segundo a SPTrans, alguns pontos da cidade vinham recebendo QR
Codes desde junho deste ano e até, o fim de setembro, 20 abrigos já
disponibilizavam informação por meio da tecnologia. A meta do órgão é instalar
250 QR Codes por mês na cidade.
Fonte: G1
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