UFRJ terá programa para inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe

Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) deverá lançar programa para inclusão de pessoas com deficiência. Uma das ações é promover um curso para capacitar pessoas com deficiência em atividades técnicas e administrativas.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, José Carlos Pinto, explicou que a iniciativa surgiu devido à dificuldade para a contratação de pessoas com deficiência com qualificação. “A lei impõe uma cota de 5% para as pessoas com deficiência física nos concursos públicos, mas nós nunca conseguíamos preencher essas vagas e nos questionávamos o porquê. Percebemos que esse fenômeno é conseqüência da exclusão e da baixa qualidade de ensino oferecidas a essas pessoas, então decidimos criar uma oportunidade de aprendizado para essas pessoas. Estamos cumprindo com o dever da universidade, o de educar”, explica.

De acordo com o instituto, as aulas serão ministradas por professores da Coppe e acompanhadas por profissionais de organizações que trabalham na área. Algumas das atividades envolvem o aprendizado sobre o ambiente de pesquisa, como segurança em laboratórios, formulação de projetos e controle de qualidade.

Segundo a Coppe, o recrutamento dos alunos será feito por meio de uma seleção pública. A previsão é que as inscrições iniciem a partir de outubro e as aulas, em março do ano que vem. De acordo com  o instituto, a data de abertura das inscrições será divulgada no site http://www.coppe.ufrj.br.

Fonte: Portal EBC

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020