Prefeitura de Olinda (PE) lança cartilha para pais em sua Semana da Inclusão

Compartilhe

Evento faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e conta com palestra do psicólogo Luiz Schettini, além de oficinas em parceria com o Instituto dos Cegos.

Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Educação, está realizando a Semana da Inclusão do município, cujas datas coincidem com a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Até o dia 29 deste mês, estudantes com deficiência de toda a rede, pais, responsáveis e toda a população é convidada a participar de palestras, oficinas e atividades, preparados pela equipe de Divisão de Inclusão, nas escolas. Na programação, durante os períodos da manhã e da tarde, houve uma sensibilização com teatro de fantoches e vídeos sobre inclusão nas escolas Vereador José Mendes, Reverendo Julião e Bezerra de Menezes.

Na última quinta-feira (28), houve o lançamento da Cartilha Inclusiva, obra da equipe técnica da Divisão de Inclusão, criada, especialmente, para orientação e suporte aos pais e responsáveis dos estudantes com relação ao trabalho executado, na rede. O evento aconteceu no Palácio dos Governadores, a partir das 14h. Lá, a secretária de Educação, Márcia Souto, juntamente, à equipe da Divisão de Ensino, explicou os principais temas da cartilha, como a exposição das soluções das dúvidas mais frequentes, onde procurar atendimento e benefícios, a exemplo dos serviços de saúde, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Reabilitação de Olinda (CRO).

“É um momento de extrema alegria para a Educação de Olinda, poder contribuir com a criação de um guia prático que poderá oferecer um suporte a mais para os pais dos nossos estudantes. A Semana da Inclusão é, de fato, mais uma oportunidade de trocarmos ideias e, porque não, de nos unirmos para continuar avançando”, diz a secretária. O professor Juvi Passos participa da abertura do evento com um recital de poemas. Após o lançamento da Cartilha, Luiz Schettini, teólogo, filósofo e psicólogo pernambucano, autor de vários livros como Pedagogia da Ternura e Educar com Afeto, ministrará uma palestra sob o tema Relação Família Escola no Processo de Inclusão.

A culminância da Semana da Inclusão de Olinda foi na sexta-feira (29), quando aconteceu a Manhã Inclusiva, na Praça do Carmo. A ação contou com oficinas de Braille e Libras, ministradas por professoras da rede municipal, massagem e artesanato, em parceria com o Instituto dos Cegos. Alunos de várias escolas como Claudino Leal, Metodista e 12 de Março, também fizeram apresentações. Entre elas, o Coral Vozes da Inclusão, a peça teatral Uma Joaninha Diferença e o Grupo de Dança Multicultural.

“Este evento é importante para demonstrar as atividades que acontecem em nossas escolas com estudantes com deficiência. Demonstra, também, atividades que refletem a forma como a Prefeitura vem incluindo esses estudantes através dos ônibus acessíveis, atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais, as formações continuadas e as experiências exitosas da nossa rede de ensino”, diz a chefe de Inclusão, Silvania Oliveira.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020