Porto Alegre recebe o torneio de futebol de cegos mais importante do Brasil

Compartilhe


A Copa do Mundo passou por Porto Alegre e fez a alegria dos gaúchos. Agora será a vez de um grupo de atletas mais do que especial mostrar que é possível superar limites e atingir o alto nível no esporte, mesmo quando isso parece pouco provável. Será realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, no ginásio do Sesi, em Cachoeirinha (RS), o torneio nacional mais importante de futebol de cegos: a Copa CAIXA Loterias - Série A. Nesta competição estarão os principais atletas da seleção paralímpica brasileira, tricampeã paralímpica da modalidade, além de jogadores estrangeiros. A entrada é franca para todos os jogos.

-  O torneio vem ficando mais competitivo a cada ano. Os clubes estão se preparando e se reforçando. Antes eram apenas duas equipes na briga, agora várias que podem sonhar com o título. Eu estou nessa briga com a minha equipe e vamos com tudo para deixar a taça aqui em Porto Alegre – disse Ricardinho, principal nome da AGAFUC.

Além de Ricardinho, Jeffinho, que atualmente é o melhor do mundo, estará presente e comandará a equipe da Bahia, ICB. Outros nomes da seleção brasileira de futebol de 5 também estarão presentes. Mas a competição serve também para quem ainda sonha com uma vaga no Mundial, que será realizado em novembro, no Japão.

O formato do torneio é de pontos corridos na primeira fase e mata-mata na segunda. As equipes serão divididas em três grupos de quatro times. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois terceiros que fizerem mais pontos, se classificam para a próxima fase. Os quatro times eliminados fazem quadrangular do rebaixamento. Os dois com menor pontuação após os jogos perdem a vaga na elite do Futebol de 5 nacional.

Institutos de todas as regiões do Brasil participam do torneio. Estão inscritas equipes de 10 Estados diferentes, mais o Distrito Federal.Para completar, vários são os jogadores de fora do País que estão espalhados pelos clubes brasileiros. O torneio é bem competitivo e a promessa é de jogos bastante disputados e com muita qualidade.

Nas últimas cinco edições do campeonato, todas organizadas pela CBDV, o futebol de 5 brasileiro se rendeu ao talento do craque Jefinho. O melhor jogador do Mundo comandou, ao lado de Cássio, Gledson e cia, a conquista do pentacampeonato do ICB-BA. Este ano, jogando dentro de seus domínios, a AGAFUC-RS surge como forte candidata para acabar com a hegemonia baiana. Ricardinho, um dos astros da Seleção Brasileira, possui talento de sobra para levar o time gaúcho à glória. Na defesa, o porto seguro veio da Argentina. Froilan Padilla ficará responsável pela proteção ao gol defendido pelo titular da amarelinha, Luan.

Outra equipe que desponta como candidata ao título é a APACE-BA. O trio de jogadores experientes, formado por Bill, Damião e Marquinhos, possui no currículo as maiores conquistas da Seleção Brasileira, com títulos Paralímpicos e Mundiais. Também do Nordeste, vale destacar a ADVP-PE. A crescente nos últimos anos leva a crer que a equipe está pronta para brigar pelas primeiras posições. Sua referência é o pivô, também da seleção, Raimundo Nonato. Forte e habilidoso, o camisa 8 é o tipo de jogador que precisa apenas de uma bola para decidir.

A atual vice-campeã brasileira, URECE-RJ, não se acomodou com a bela campanha do ano passado e se reforçou com jogadores de muito talento e que chegam para brigar pela titularidade. Se o título em 2013 não veio por um detalhe, os cariocas apostam no conjunto para chegarem forte na disputa e, dessa vez, terem um final feliz.

Num campeonato onde novos talentos surgem a cada ano, a competição se torna acirrada em todas as esferas, o que fortalece ainda mais a grande potência brasileira na modalidade e contribui para que o Brasil continue conquistando títulos importantes.

Serviço:

Copa CAIXA Loterias de Futebol de 5 – Série A
Data: 23 a 28 de setembro de 2014
Horário: 8h às 17h30 (23 a 26/09); 8h30 às 18h30 (27/09); e 8h às 9h30 (28/09).
Local: SESI Cachoeirinha
Endereço: Rua Vereador José Stuart da Silva, 1015 - CEP: 94935-380 | Cachoeirinha/RS
Entrada: gratuita


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020