Seguro de carros adaptados

Compartilhe

Que os deficientes físicos têm direito a comprar carros adaptados com desconto todos já sabem, mas e na hora de contratar um seguro para este tipo de veículo? Será que o desconto persiste? O que muda? Tire suas dúvidas sobre o assunto e proteja seu carro.

A seguradora Phoenix foi a responsável pelo lançamento do primeiro seguro de carro para deficientes físicos no Brasil, em março de 2002. Foi desde então que as demais seguradoras viram a importância deste serviço para este público e começaram a investir em coberturas especiais e diferenciais para o segmento.

Porém, por não ser um assunto muito divulgado, sempre restam dúvidas quando é preciso contratar um seguro auto para deficientes, já que é preciso proteger seu carro sempre e com a violência atual não se pode ficar exposto a muitos riscos e garantir a segurança do seu carro é fundamental.

Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o seguro para carros adaptados.

Como funciona um seguro para carros adaptados

O seguro auto para deficientes físicos possui alguns diferenciais em relação ao seguro convencional, ou seja, de um carro que não seja adaptado. Isso representa uma vantagem para este público. 

No geral, já há um desconto na hora da contratação em relação aos carros que não são adaptados, visto que se leva em conta o valor do veículo na hora de calcular o preço do seguro e carros com adaptação para deficientes possuem descontos de impostos na hora compra. Mas, além disso, há pontos importantes que deve saber quando for contratar o seu. Veja como funciona:

Preenchimento de dados para contratação do seguro: é imprescindível informar que está contratando o seguro para um carro adaptado. Em alguns casos, somente esta informação já é o suficiente para ter o seguro, mas algumas empresas também pedem um laudo médico. Informe-se com seu corretor no momento de fazer a cotação.

Cobertura para equipamentos extras: se o seu carro tiver equipamentos extras também poderá contar com uma cobertura diferente, porém isso deve ser informado no momento de fazer a cotação. Veja sempre que tipos de equipamentos cada empresa pode cobrir, pois variar conforme a cobertura já oferecida.

Indenização no caso de perda total: quando alguém contrata um seguro para carros não adaptados e precisa receber uma indenização de perda total, vai ter o valor integral do veículo, de acordo com a tabela FIPE. Porém, quando se faz um seguro para carros adaptados, você recebe o valor da tabela FIPE menos os descontos de ICMS e IPI que teve quando comprou seu carro.

Como você só pode ter direito a este desconto de dois em dois anos e, caso aconteça uma perda total no seu veículo, vai receber somente uma parte do valor do carro e não poderá comprar outro adaptado até estar dentro do prazo, a contratação de coberturas extras, que garantem 105% ou até 110% de indenização da tabela FIPE vai ajudar neste momento, já que receberá um valor maior para o caso de ter que comprar um veículo adaptado novo que não terá desconto. É importante ver todas as possibilidades com sua seguradora.

Como contratar um seguro de carro para deficientes físicos

Para fazer a contratação do seguro auto para carros adaptados é preciso antes entrar em contato com as principais seguradoras do mercado e verificar a existência desta cobertura especial.

Infelizmente, ainda nem todas as empresas do ramo oferecem este tipo de serviço – ou algumas até prestam, mas não oferecem diferenciais – então a melhor forma de garantir uma boa cobertura com um bom preço é pesquisar.

Para se ter uma ideia, a Porto Seguro oferece um seguro voltado às pessoas com deficiência física com benefícios como descontos na adaptação do carro e até carro reserva adaptado por até sete dias em casos de sinistros.

Já a Seguradora Allianz possui o Seguro Auto Especial, sendo o único do mercado a dar indenização 100% da tabela FIPE, sem deduzir os impostos. Possui ainda serviços extras como táxi para buscar o veículo na oficina, carro reserva com direção hidráulica e câmbio automático e parcerias com empresas que prestam serviços a deficientes.

Você pode pedir ajuda para um corretor ou até mesmo contar com a ajuda de sites do segmento que facilitam a cotação de seguros e poderão te informar quais as melhores opções para fazer seu seguro para carros adaptados.

Uma coisa é certa: vale a pena garantir esta proteção para dirigir com mais tranquilidade sempre!

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020