Passe livre para acompanhantes de PcD é cortado no Sul de MG

Compartilhe

A falta de uma lei municipal que regulamente o transporte gratuito para pessoas com deficiência em Pouso Alegre (MG) tem trazido dificuldades para muitas famílias. Moradores reclamam dos custos extras que surgiram, praticamente, do dia para a noite com o corte do passe livre dos acompanhantes. A concessionária do serviço, Viação Princesa do Sul, disse que precisou cortar despesas e, por isso, se valeu da ausência de legislação específica para tirar o benefício. A gratuidade, no entanto, está mantida para pessoas com deficiência.

A dona de casa Elisa Morais tem um filho autista e precisa pegar, pelo menos, quatro ônibus por dia. O valor da passagem dentro da zona urbana é R$ 2,50. Até pouco tempo atrás, ela não precisava pagar pelo transporte. Contudo, a dona de casa  conta que perdeu a isenção sem aviso prévio. O gasto extra de R$ 10 tem pesado no orçamento, mesmo com o filho podendo ser transportado de graça.

“Como um aluno autista vai sozinho para a Apae? Eles não têm noção do perigo, não páram sentados dentro do circular. Podem cair, machucar…”, diz dona Elisa. “Tem criança que não está indo para a escola porque é muito difícil ter o dinheiro para pagar a passagem todas as vezes em que é preciso andar de ônibus com o filho”, relata.

O advogado da Viação Princesa do Sul, Elias Kallás, diz que sem uma lei que regulamente o passe livre na cidade, a empresa arca com todas as despesas geradas pela isenção. Para enxugar o orçamento, a concessionária teve que tomar a decisão de tirar o benefício que oferecia a acompanhantes.

Entre as maiores cidades do Sul de Minas, apenas Varginha (MG) possui um decreto que determina o transporte gratuito para acompanhantes de pessoas com deficiência. Em Passos (MG) e Poços de Caldas (MG), também não há passagem de graça para quem acompanha.

A prefeitura de Pouso Alegre (MG) informou que está a par da situação e vai tentar resolver o problema. O secretário de Trânsito, Luiz Carlos Delfino, disse que pretende pedir à empresa que mantenha o passe livre para os acompanhantes por mais dois meses até que o município possa assumir esse custo.

Fonte: site da Rádio CBN em Foz do Iguaçu e Blog Sempre Incluídos

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020