Fotógrafo italiano lança livro “Paradesporto: luta, superação e vitória”, em setembro, em Brasília

Compartilhe

O fotógrafo italiano radicado no Brasil Mike Ronchi lança em 25 setembro, em Brasília, o livro “Paradesporto: luta, superação e vitória (Editora Phoenix, 144 páginas). A obra alterna 330 fotografias de atletas paralímpicos de todo o mundo, incluindo muitos brasileiros, textos explicativos sobre 20 modalidades adaptadas e depoimentos de esportistas que sofreram acidentes, tornaram-se deficientes e encontraram no esporte a motivação para continuar. 

O livro tem como objetivo principal apresentar, sensibilizar e difundir o paradesporto, evidenciando as suas possibilidades como fator de reabilitação, de superação física, emocional e de inserção social, ressaltando ainda a plasticidade e a beleza do esporte adaptado.

Em “Paradesporto: luta, superação e vitória”, Mike busca ainda chamar a atenção das pessoas que possuem algum tipo de deficiência para a prática de alguma modalidade, quebrando paradigmas e preconceitos, e ressaltan do mais as capacidades e potencialidades e menos as limitações.

Segundo dados do IBGE (Censo de 2010), 23,9% da população brasileira, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, seja congênita ou adquirida no decorrer da vida, por doenças ou por acidentes. Isso significa um número enorme que pode usufruir do esporte como reabilitação, lazer e competição.

Hoje, o Brasil é uma das potências mundiais quando o assunto é esporte paralímpico. Nos Jogos de Londres-2012, alcançamos um inédito sétimo lugar no quadro geral, ao conquistar 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. A meta, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é chegar o quinto lugar nos Jogos do Rio, em 2016.

Das 330 fotos publicadas no livro, 300 são de autoria de Mike Ronchi e feitas durante os Jogos de Londres-2012, Pequim-2008 e Atenas-2004. As outras 30 pertencem a também fotógrafa Graziella Miletti. Já os textos foram p roduzidos pelo professor universitário Alberto Martins da Costa, coordenador da Academia Paralímpica Brasileira, instituição vinculada ao Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além das obras já publicadas dedicadas ao esporte paralímpico, Mike já realizou inúmeras exposições sobre o tema no Brasil e na Europa. O italiano também é autor de um painel (gigantografia) permanente de fotos no Memorial da Inclusão, em São Paulo. Referência mundial, Ronchi foi indicado em 2005 pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) como um dos quatro melhores fotógrafos especializados em esporte paralímpico no Paralympic Media Award Nominees.

Serviço

Lançamento do livro “Paradesporto: luta, superação e vitória”, de Mike Ronchi (Editora Phoenix, 144 páginas, R$ 140,00)
Quando: 25 de setembro
Onde: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi
Cidade: Brasília, DF
Horário: 19h


Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Ivo Felipe
Thiago Rizerio

Fonte: CPB

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020