27/08/2014

Fotógrafo italiano lança livro “Paradesporto: luta, superação e vitória”, em setembro, em Brasília

O fotógrafo italiano radicado no Brasil Mike Ronchi lança em 25 setembro, em Brasília, o livro “Paradesporto: luta, superação e vitória (Editora Phoenix, 144 páginas). A obra alterna 330 fotografias de atletas paralímpicos de todo o mundo, incluindo muitos brasileiros, textos explicativos sobre 20 modalidades adaptadas e depoimentos de esportistas que sofreram acidentes, tornaram-se deficientes e encontraram no esporte a motivação para continuar. 

O livro tem como objetivo principal apresentar, sensibilizar e difundir o paradesporto, evidenciando as suas possibilidades como fator de reabilitação, de superação física, emocional e de inserção social, ressaltando ainda a plasticidade e a beleza do esporte adaptado.

Em “Paradesporto: luta, superação e vitória”, Mike busca ainda chamar a atenção das pessoas que possuem algum tipo de deficiência para a prática de alguma modalidade, quebrando paradigmas e preconceitos, e ressaltan do mais as capacidades e potencialidades e menos as limitações.

Segundo dados do IBGE (Censo de 2010), 23,9% da população brasileira, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, seja congênita ou adquirida no decorrer da vida, por doenças ou por acidentes. Isso significa um número enorme que pode usufruir do esporte como reabilitação, lazer e competição.

Hoje, o Brasil é uma das potências mundiais quando o assunto é esporte paralímpico. Nos Jogos de Londres-2012, alcançamos um inédito sétimo lugar no quadro geral, ao conquistar 43 medalhas, sendo 21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze. A meta, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é chegar o quinto lugar nos Jogos do Rio, em 2016.

Das 330 fotos publicadas no livro, 300 são de autoria de Mike Ronchi e feitas durante os Jogos de Londres-2012, Pequim-2008 e Atenas-2004. As outras 30 pertencem a também fotógrafa Graziella Miletti. Já os textos foram p roduzidos pelo professor universitário Alberto Martins da Costa, coordenador da Academia Paralímpica Brasileira, instituição vinculada ao Comitê Paralímpico Brasileiro.

Além das obras já publicadas dedicadas ao esporte paralímpico, Mike já realizou inúmeras exposições sobre o tema no Brasil e na Europa. O italiano também é autor de um painel (gigantografia) permanente de fotos no Memorial da Inclusão, em São Paulo. Referência mundial, Ronchi foi indicado em 2005 pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) como um dos quatro melhores fotógrafos especializados em esporte paralímpico no Paralympic Media Award Nominees.

Serviço

Lançamento do livro “Paradesporto: luta, superação e vitória”, de Mike Ronchi (Editora Phoenix, 144 páginas, R$ 140,00)
Quando: 25 de setembro
Onde: Livraria Cultura, Shopping Iguatemi
Cidade: Brasília, DF
Horário: 19h


Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

Ivo Felipe
Thiago Rizerio

Fonte: CPB
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.