18/08/2014

Desafio do Balde de Gelo: entenda por que as celebridades estão jogando água gelada na cabeça

Famosos do mundo todo entraram na brincadeira: um banho de gelo para ajudar pacientes com ELA

Foto: Reprodução/Instagram
 

De repente, todas as suas redes sociais foram inundadas por vídeos de famosos jogando um balde de água com gelo na cabeça. Você não faz ideia de onde surgiu essa história? Tudo bem.NOVA vai esclarecer  o que há por trás do #DesafiodoBaldedeGelo

O que é?
O “Ice Bucket Challenge” (em português, Desafio do Balde de Gelo) é uma campanha que quer alertar e conscientizar a população do mundo sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA e, em inglês, Amyotrophic lateral sclerosis, ALS ). A ideia é arrecadar mais doações financeiras para serem usadas em pesquisas e tratamentos de pessoas com a doença.

O que é ELA?
É uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a área do cérebro que controla os movimentos voluntários dos músculos.

Quem começou a campanha?
Os vídeos se tornaram virais depois que Pete Frates, ex jogador de baseball americano que foi diagnosticado com a doença em 2012, divulgou a ação em suas redes sociais.

O que é o desafio?
Na verdade, a primeira ideia era não jogar um balde de água na cabeça. A corrente começou com o propósito de cada envolvido desafiar outros três para, em 24 horas, tomar um banho de gelo ou doar 100 dólares. A ideia era, claro, que os envolvidos doassem 100 dólares para causa e, assim, “fugir” da prenda.  Afinal, quem quer tomar um “balde de agua fria”, literalmente, na cabeça? Bom, aparentemente, todos as celebridades do mundo: o que tem rolado é que muitas pessoas estão participando E doando dinheiro. Pois é, virou a brincadeira mais legal do verão americano. Sim, por lá eles estão na alta temporada da estação mais quente do ano, então, por que não unir o útil ao agradável? Se você vive ligada no Instagram sabe que famosos gringos como J-Lo, Justin Timberlake, Jimmy Fallow, Oprah, Bill Gates e Mark Zuckerberg já jogaram o balde de água gelada na cabeça.



Quem são os brasileiros envolvidos?
Sim! A moda chegou ao Brasil também! O ciclo começou com o jogador Marcelo, que joga no Real Madrid, e foi desafiado por Kaylyn Kyle, uma jogadora de futebol canadense. Ele não só fez o vídeo (e quem joga gelo nele é o Cristiano Ronaldo SÓ DE CUECA, #NOVAcurtiu) como desafiou Neymar, Luciano Hulk e o Paulo Gustavo. Pronto: a campanha pegou por aqui também. E Ivete Sangalo, Preta Gil, Thiaguinho, Angélica e dezenas de outros já entraram no desafio. 

Está dando certo?
Sim. O Facebook divulgou que já recebeu mais de 1,2 milhão de vídeos relacionados ao desafio. De acordo com a revista americana TIME, a instituição já recebeu 5,5 milhões de dólares, desde 29 de julho, quando começou a campanha. No mesmo período do ano passado, as doações não passaram de 32 mil dólares.

Como doar?
A brincadeira é divertida, porém mais importante é colaborar com a causa, né? Aqui no Brasil você pode destinar suas doações para duas entidades: Associação Pró-Cura da Ela e AbraELA.Nos Estados Unidos as doações podem ser feitas pelo site http://www.alsa.org/.  NOVA desafia você: pode doar, desafiar os amigos, tomar banho de gelo e entrar na brincadeira!


Fonte: M de Mulher
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.