04/08/2014

Cidades da Europa com fácil acesso aos cadeirantes

* Este post é uma cortesia da Juliana Amaral, que mora em Portugal e vem compartilhar um pouco da sua experiência. 


Não é de hoje que o acesso aos cadeirantes é um desafio constante, mas não pense que não é possível fazer boas viagens pelo mundo com ajuda de lugares que oferecem um acesso facilitado. Para isso, você pode conhecer algumas cidades da Europa que oferecem uma estrutura razoável para receber os cadeirantes do mundo inteiro e aproveitar para fazer sua viagem.

Para começar, vale dizer que as estações de trem da Europa possuem instalações próprias para deficientes físicos com indicações de banheiros adaptados, elevadores, rampas e telefones, junto também de um equipamento especial para embarcar no trem.

Então com tanta facilidade para se locomover, que tal viajar por alguns locais e conhecer novos lugares?

Paris - França
Quase todas as ruas da cidade possuem rampa para acesso fácil de cadeira de rodas, sendo que algumas são menores e outras um pouco maiores, mas de simples utilização. Você pode achar guias na internet específicos para cadeirantes.

Berlim – Alemanha
Berlim ganhou em 2013 o prêmio ‘Cidade Acessível’, dado pela Comissão Europeia e pelo Fórum Europeu da Deficiência. Grande parte de suas estações de metrô são adaptadas para cadeirantes e seus monumentos históricos também possuem acesso facilidade.

Barcelona – Espanha
Depois de 1992, quando sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a cidade começou a ser referência em destinos com fácil acessibilidade, como espaços culturais, bares e restaurantes diversos. Ainda há a possibilidade de fazer um city tour em ônibus de dois andares totalmente adaptados para cadeirantes e os aeroportos possuem serviços voltados somente para este público, entitulado ‘Sin Barreras’.

Amsterdã – Holanda
Há diversos locais que você pode visitar em Amsterdã sem ter problemas em se locomover com a cadeira de rodas. Um deles é o Museu do Van Gogh, uma das principais atrações da cidade. Trata-se de um prédio moderno que oferece acesso fácil para os cadeirantes e possui até cadeiras disponíveis gratuitamente, caso não queira levar a sua. Há elevadores em todos os andares.

Outro museu que pode visitar é o Rijksmuseum, bem ao lado do Van Gogh (assim já aproveita que está por perto e faz um passeio duplo). Possui uma ótima coleção de arte e, mesmo sendo um prédio mais antigo que está passando por reformas, oferece acessibilidade por elevadores e também disponibiliza cadeiras de rodas no local.

Para curtir um pouco a natureza e o ar livre você pode ir ainda no parque Vondelpark, que conta com acessibilidade simples para que possa andar tranquilamente com sua cadeira de rodas.

Já nas ruas de Amsterdã vale pegar algumas dicas antes de ir passear porque há locais antigos que são difíceis até mesmo para caminhar a pé.

Mesmo diante das facilidades que algumas cidades e países europeus possuem para receber cadeirantes, vale a pena lembrar de que é importante cumprir todos os passos para garantir uma viagem confortável desde o momento em que for reservar sua passagem de avião e contratar seu seguro viagem. Assim você fica seguro e pode aproveitar ao máximo cada momento nestes lugares.

E você, já visitou alguma cidade na Europa com acesso fácil para cadeirantes? Compartilhe sua experiência!



Fonte: Blog do Cadeirante
Proxima Anterior Inicio

Um comentário:

  1. Muito interessante esta publicação e as dicas para os cadeirantes. Fechar o seguro viagem é muito importante e para entrar em diversos países da Europa é necessária a sua contratação, devido ao Tratado de Schengen.

    Somos uma operadora de grande tradição e que atua a 36 anos no ramo de seguros viagem. Temos vários planos, para atender as necessidades de cada cliente. Estamos com uma promoção de 15% de desconto para as pessoas que apresentarem o código promocional: tourist15. Para quem quiser conhecer melhor a empresa, segue o nosso site: http://www.touristcard.com.br e o nosso chat, onde respondemos de imediato a qualquer dúvida: http://bit.ly/chattour

    Um abraço para todos
    TouristCard

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.