VI Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência - Acessibilidade e Mobilidade Urbana

Compartilhe


Mobilidade Urbana tem recebido especial atenção nos últimos anos devido às suas implicações sociais, econômicas e ambientais. São crescentes os problemas com congestionamentos, segurança de pedestres, acidentes de trânsito, dificuldade de acesso a espaços públicos, falta de integração dos meios de transporte, acessibilidade inexistente ou limitada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, entre outras questões que impactam negativamente a utilização do ambiente urbano pelo cidadão.

No Brasil, o tema recebeu prioridade com a instituição da "Política Nacional de Mobilidade Urbana", em janeiro de 2012, que determina que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborem, até abril de 2015, Planos Municipais de Mobilidade, sob pena de não terem acesso a verbas federais para projetos nessa área até a respectiva adequação.

Como primeira de suas diretrizes, a recente norma federal cita a acessibilidade universal, demonstrando a importância da adoção dos critérios e normas de acessibilidade como pilares fundamentais no desenvolvimento e implementação de políticas públicas de mobilidade, possibilitando ações que impactem positivamente na infraestrutura dos municípios, na revisão do desenho urbano, priorização dos equipamentos, mobiliários e veículos acessíveis, bem como na redução das barreias arquitetônicas e urbanísticas nas cidades, tornando-as, de fato, acessíveis a todos.

Paralelamente ao Seminário Internacional, como nos anos anteriores, será realizada a Exposição de Inovação em Tecnologia Assistiva, de 13 a 15 de agosto, reunindo protótipos e produtos desenvolvidos em centros de pesquisa das principais universidades do país.

Data: São Paulo – 14 de agosto de 2014
Local: Palácio de Convenções do Anhembi

Programação

09h00 - Abertura: "Políticas Públicas de Acessibilidade no Contexto da Mobilidade Urbana"

Quais os principais problemas na utilização da infraestrutura das cidades? Como implementar as diretrizes e normas de acessibilidade nos projetos arquitetônicos e urbanísticos municipais? Por que mobilidade e acessibilidade são conceitos complementares? Como os princípios do Desenho Universal levam a melhoria na utilização do espaço urbano?

10h30 - Painel com Prefeitos: "Acessibilidade nos Planos Municipais de Mobilidade Urbana"

Prefeitos paulistas apresentam seus projetos de mobilidade urbana, tendo como referência as diretrizes da "Política Nacional de Mobilidade Urbana" e as normas de acessibilidade.

12h00 - Painel: "Acessibilidade e Mobilidade Urbana pelas Ruas de São Paulo"

A visão do cidadão paulistano sobre as condições de acessibilidade e mobilidade dentro da maior cidade do país.

14h30 - Apresentação dos Resultados do TechCamp São Paulo

Primeira edição do TechCamp realizada no Brasil, reunindo ONGs ligadas ao universo da deficiência e especialistas em Tecnologia da Informação. Quais foram as barreiras levantadas? Quais os resultados do evento? Como as ferramentais digitais podem aprimorar a gestão dessas entidades?

15h30 - Showcase de "Novas Tecnologias para Georeferenciamento, Acessibilidade e Mobilidade Urbana"

Apresentação de ferramentas (dispositivos e aplicativos) que permitem otimizar a utilização dos meios de transporte, bem como do espaços públicos urbanos, trazendo facilidades aos deslocamentos diários.

17h00 - Premiação do WSA Mobile Brasil

Cerimônia de entrega de prêmios aos vencedores do capítulo brasileiro do World Summit Award Mobile, maior premiação mundial de conteúdo digital para dispositivos móveis, reconhecendo as melhores soluções em termos de usabilidade e acessibilidade para tablets e celulares.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020