07/07/2014

Novas tecnologias para cegos chegam ao mercado

As novas tecnologias possibilitam o maior acesso das pessoas com deficiência visual e aumentam a inclusão digital das mesmas. Smartphones e tablets tornam-se mais acessíveis com novos aplicativos, que ajudam no manuseio dos aparelhos móveis. Esses programas, como o VoiceOver e BlackBerry Screen Reader, facilitam o manuseio por meio de recursos táteis e sonoros, e até mesmo na rotina diária.

Porém, ainda são poucas as ofertas no idioma português, mas os exemplos internacionais, listados abaixo, demonstram as diversas possibilidades na área. Além dessas ferramentas, também são disponibilizados apps ,que auxiliam em tarefas cotidianas.

Bus Alert

Com base em um sistema GPS, o app fornece dados sobre transporte público. Por meio de comando de voz, o usuário pode se informar sobre a distância que uma determina linha de ônibus está de um ponto. O aplicativo é disponibilizado de forma gratuita e fornecido nas versões Android e Java. Por enquanto, o programa funciona apenas nos municípios de Ribeirão Preto e São Carlos (SP).

TypeInBraile

Através de um sistema de gestos o usuário pode escrever em braile com a ajuda deste aplicativo. Cada caractere é representado por meio de uma sequência de três toques na tela. Apesar de indisponível em língua portuguesa, o app utiliza apenas o sistema braille inglês.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.