26/06/2014

Homem paralisado consegue mover a mão com a "força do pensamento"

Um microchip foi instalado em seu cérebro para tornar o feito possível


Um americano de 23 anos foi capaz de mover um membro paralisado com a força do pensamento. Para isso, ele passou por uma cirurgia na qual um chip foi instalado em seu cérebro. Combinada com eletrodos, a tecnologia permitiu que ele movimentasse o braço paralisado.

O feito dá esperança a milhões de vítimas de acidentes e de infartos que sofrem com paralisia.

A tecnologia responsável foi criada na Universidade Estadual de Ohio e está sendo chamada de "Neurobridge" (algo como "Ponte neural"). Ela é capaz de "ler" os pensamentos do paciente e subsituir sinais que não são mais transmitidos pelo sistema nervoso danificado da pessoa.

O chip tem 0,15 polegada e possui 96 eletrodos. Fica localizado em uma espécie de ponte (parecida com uma entrada USB) na cabeça de Burkhart. Quando conectada a um computador, essa entrada envia sinais para o sistema que, então, os redireciona para equipamentos localizados no braço. Os eletrodos no braço são ativados e estimulam os músculos de acordo com os sinais do cérebro. Ou seja, o comando cerebral é o mesmo, ele só passa por um caminho com mais etapas.

Os movimentos realizados nesse primeiro teste excederam as expectativas dos cientistas. Eles acreditavam que o paciente poderia mover apenas um dedo, mas ele já foi capaz de fechar a mão em um punho.



Fonte: Galileu
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.