08/05/2014

Rede Lucy Montoro de São José dos Campos recebe equipamentos de robótica


No sábado, 03 de maio, aconteceu no Centro de Reabilitação Lucy Montoro em São José dos Campos a entrega de equipamentos de robótica pelo Governador Geraldo Alckmin e pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella. Também estiveram presentes, além de autoridades locais, o Secretário Adjunto da mesma pasta, Cid Torquato, e o Chefe de Gabinete, Dr. Alexandre Artur Perroni.

Os instrumentos tecnológicos de última geração que contam com sala de realidade virtual e equipamento de robótica foram entregues para o atendimento à população dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba.

Uma das novidades entregues à unidade é o InMotion, equipamento desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O InMotion auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho, sendo indicado especialmente para aqueles que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral.

A unidade de São José dos Campos também contará com a Ergys, uma bicicleta ergométrica associada a um estímulo elétrico funcional que auxilia o paciente com lesão medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores, contribuindo para maior qualidade nas funções orgânicas. 

“Esse aparelho é indicado também para pacientes com tetraplegia e paraplegia. Com ele, é possível repetir e estimular os movimentos, além de melhorar a plasticidade cerebral. Os pacientes paraplégicos, por exemplo, conseguem mexer as pernas, o que melhora a circulação e o sistema urinário. Melhora a saúde numa maneira geral”, explicou Alckmin. 

Outro recurso que a unidade recebeu foi o de realidade virtual. Por meio da tecnologia de videocaptura, o paciente se vê dentro do jogo ao ter a sua imagem projetada em um monitor, o que o estimula a se movimentar. O objetivo é trabalhar e melhorar habilidades para facilitar o desempenho em atividades cotidianas. 

Rede Lucy Montoro

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada pelo Decreto 52.973/08, regulamentada pelo Decreto 33.739/10 e alterada pelo Decreto 58.050/12, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa.

O objetivo principal é propiciar melhoria na qualidade de vida, participação na sociedade e capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos.

Para conhecer um pouco da Rede de Reabilitação Lucy Montoro acesse: http://www.redelucymontoro.org.br/

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.