Rede Lucy Montoro de São José dos Campos recebe equipamentos de robótica

Compartilhe »»

No sábado, 03 de maio, aconteceu no Centro de Reabilitação Lucy Montoro em São José dos Campos a entrega de equipamentos de robótica pelo Governador Geraldo Alckmin e pela Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella. Também estiveram presentes, além de autoridades locais, o Secretário Adjunto da mesma pasta, Cid Torquato, e o Chefe de Gabinete, Dr. Alexandre Artur Perroni.

Os instrumentos tecnológicos de última geração que contam com sala de realidade virtual e equipamento de robótica foram entregues para o atendimento à população dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba.

Uma das novidades entregues à unidade é o InMotion, equipamento desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O InMotion auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho, sendo indicado especialmente para aqueles que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), esclerose múltipla, paralisia cerebral.

A unidade de São José dos Campos também contará com a Ergys, uma bicicleta ergométrica associada a um estímulo elétrico funcional que auxilia o paciente com lesão medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores, contribuindo para maior qualidade nas funções orgânicas. 

“Esse aparelho é indicado também para pacientes com tetraplegia e paraplegia. Com ele, é possível repetir e estimular os movimentos, além de melhorar a plasticidade cerebral. Os pacientes paraplégicos, por exemplo, conseguem mexer as pernas, o que melhora a circulação e o sistema urinário. Melhora a saúde numa maneira geral”, explicou Alckmin. 

Outro recurso que a unidade recebeu foi o de realidade virtual. Por meio da tecnologia de videocaptura, o paciente se vê dentro do jogo ao ter a sua imagem projetada em um monitor, o que o estimula a se movimentar. O objetivo é trabalhar e melhorar habilidades para facilitar o desempenho em atividades cotidianas. 

Rede Lucy Montoro

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro foi criada pelo Decreto 52.973/08, regulamentada pelo Decreto 33.739/10 e alterada pelo Decreto 58.050/12, pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde, em parceria com renomadas instituições de assistência, ensino e pesquisa.

O objetivo principal é propiciar melhoria na qualidade de vida, participação na sociedade e capacitar plenamente a pessoa com deficiência para o exercício de seus direitos.

Para conhecer um pouco da Rede de Reabilitação Lucy Montoro acesse: http://www.redelucymontoro.org.br/

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Nenhum comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.