12/05/2014

Nova tecnologia “reinventa” a roda para cadeirantes

É bem comum ouvirmos essa frase: “Não tente reinventar a roda”. Mas isso não parou Gilad Wolf, um fazendeiro e inventor israelense, que percebeu que era muito difícil se sentir confortável em uma cadeira de rodas tradicional. E ele decidiu reinventar as rodas da sua cadeira de rodas.

Pegando emprestado conceitos de tudo, desde equipamentos agrícolas até inovações da Radbiomed em Tel Aviv, a invenção de Wolf, chamada SoftWheel, é uma roda extremamente confortável e bastante eficiente.

O segredo aqui é a suspensão: as cadeiras de roda tradicionais perdem até 30% de energia devido a ausência de suspensão. Isso faz com que quem as use precise fazer muito esforço mesmo que seja para passeios curtos. Para solucionar a questão, o design da SoftWheel conta com um aro com três cilindros de compressão de absorção de choques. Isso suspende o centro da roda enquanto distribui uniformemente a massa ao longo da cadeira, dando ao piloto a capacidade de descer facilmente escadas e superar obstáculos.

O resultado final é uma roda completamente nova, mas compatível com equipamentos já existentes – não será necessário a compra de uma cadeira nova, apenas a troca das rodas. E não é apenas para cadeiras de rodas: a SoftWheel funciona bem em outras aplicações, também. Em alguns minutos, eles conseguiram colocar o protótipo da roda em uma bicicleta, resultando em uma pedalada mais suave e rápida, como visto no vídeo abaixo:

O problema é que ela não será nem um pouco barata: a SoftWheel será vendida a partir do fim do ano e custará algo em torno de US$ 2.000. Pode parecer caro, mas é um pequeno preço a pagar para reduzir os machucados causados pela vibração das cadeiras de rodas.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.