01/05/2014

Escolas dão exemplo de acessibilidade e inclusão

Escolas e instituições de ensino têm a obrigação social de atender todos os alunos, sejam eles pessoas com deficiência, ou não.

Escolas estaduais e municipais de Manaus e Curitiba têm ótimos exemplos de preocupação com acessibilidade e inclusão do aluno com deficiência visual. São ações simples que fazem uma diferença muito grande na vida do aluno.

Em Manaus, professores recebem treinamento para atender alunos com deficiência visual através do Projeto Atendimento Educacional Especializado, que ensina professores da rede pública municipal a lecionarem com o sistema braille para alunos cegos ou com baixa visão.

O projeto recebe do MEC alguns materiais essenciais para os alunos, como lápis adaptados, material em Braille e bengala e também é responsável pela criação de materiais especiais, como livros programas de computadores.

Outro bom exemplo acontece no estado do Paraná, onde 250 escolas estaduais e municipais contam com salas de recursos com atividades multifuncionais na área visual para alunos cegos e de baixa visão.

As aulas, que acontecem no contraturno, são focadas na área visual e desenvolvidas com acompanhamento pedagógico, com atividades de orientação e mobilidade, vida autônoma, braille, soroban, entre outras.

Ficamos na torcida para que mais exemplos como este existam em escolas de todo o Brasil.


Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.