Cursos do Pronatec para pessoas com deficiência têm mais de 3 mil vagas

Compartilhe

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Valdemir Pascoal, participou da reunião promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República para discutir a articulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Mato Grosso. Foram avaliadas e discutidas estratégias para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para pessoas com deficiência, no âmbito do PRONATEC Plano Viver sem Limite.

A reunião contou com a presença de representantes dos órgãos que atendem pessoas com deficiência, Instituto Federal de Mato Grosso, secretarias Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia e Direitos Humanos, parceiros do Sistema S, e da representante da SDH, Denise Oliveira Alves, consultora do programa em Mato Grosso e Goiás.

A proposta do PRONATEC Viver sem Limite é que o Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios estabeleçam as estratégias. A consultora Denise Alves disse que o programa auxilia pessoas com deficiência a serem inseridas no mercado de trabalho. “O Pronatec vem para tirar essas pessoas da invisibilidade, para terem uma qualificação e uma inserção mais qualificada. Temos que fazer essa articulação entre os demandantes e os ofertantes dos cursos, para que alinhados possam garantir o direito dessas pessoas de fazerem e se inserirem no mercado”.

No último ano, as matrículas ficaram muito aquém do desejado em todo o Brasil, então por isso esta ação de induzir e sentar com os conselhos, secretarias e parceiros para captar as pessoas com deficiência, sem acesso à informação necessária.


A Sejudh é representada pelo Conselho da Pessoa com Deficiência. “É importante conseguimos preencher as 3.500 vagas que é proposta para no nosso Estado, e a nossa participação enquanto secretaria é que todos os municípios participem, fazendo uma convocatória geral. A dificuldade é extrema e o limite precisa ser atingido”, frisou o secretário adjunto Valdemir Pascoal.

Compartilhe

Um comentário:

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020