16/05/2014

10º Virada Cultural terá 10 atrações com tradução em Libras

Nos 10 anos de Virada Cultural, maratona cultural promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, 10 espetáculos da programação contarão com acessibilidade para surdos por meio da tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O recurso estará disponível em shows de comédia stand-up, apresentações musicais, peça de teatro, debate sobre tecnologia e cinema e na Viradinha com a programação infantil, atendendo a todas as faixas etárias e à diversidade de atrações.

Os intérpretes de Libras serão disponibilizados pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED). De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas com deficiência auditiva, sendo 30 mil consideradas surdas.

Na programação com acessibilidade em Libras, destaques para o show do grupo Teatro Mágico, conhecido pelo diálogo entre música, artes circences, poesia e literatura; e as sessões de stand-up comandadas pelos comediantes Rafinha Bastos, Marcelo Taz, Alexandre Porpetone, Rudy Landucci, Geraldo Magela, entre outros.

A tradução para a língua dos sinais também estará disponível em duas apresentações que acontecem em CEU’s da capital, com o Teatro Mamulengos (CEU Vila do Sol) e a palestra “É preciso saber viver”, com Dudu Braga (CEU Vila Atlântica). Outro destaque fica por conta da programação que acontece no palco Braços Abertos, onde a Prefeitura realiza trabalho de inclusão social com dependentes químicos. O grafiteiro Zezão contará sua experiência e o público surdo poderá acompanhar.

Em 2013, três apresentações da Virada Cultural tiveram tradução para Libras. Um sarau e duas sessões de stand-up que foram sucesso de público.

São Paulo Mais Inclusiva

Ações voltadas ao acesso de pessoas com deficiência à programação cultural da cidade é parte de um dos eixos que integram o Plano São Paulo Mais Inclusiva, que reúne e potencializa as ações em curso ou em planejamento no município a partir do diálogo sistemático e contínuo entre 20 Secretarias Municipais envolvidas.

Programação com Tradução em Libras:

Sábado – 17 de maio
18h – Viradinha – A Cidade Que Virou Cinema (Kiara Terra e Ricardo Ramos)

Local: Praça Roosevelt-Viradinha
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158


19h – “É preciso saber viver” – Dudu Braga

Local: CEU Vila Atlântica
Endereço: Rua Coronel José Venâncio Dias, 840, Jd. Nadini


20h – Entrevista com Zezão no Grafite

Local: Braços Abertos
Endereço: Rua Helvétia


20h – Stand-up: Show 1-MC Falcão-Rafinha Bastos-Alexandre Porpetone-Rafael Cortez-Maurício Meirelles-Diogo Portugal-Victor Sarro

Local: Sé-Stand up
Endereço: Praça da Sé, s/nº


22h – Debate ‘Robôs, ciborgues e andróides: a Inteligência artificial na literatura e no cinema’

Local: Biblioteca Viriato Corrêa-14ª Fantástica Jornada Noite Adentro
Endereço: Rua Sena Madureira, 298

Domingo – 18 de maio

06h – Teatro Mágico

Local: Júlio Prestes
Endereço: Rua Mauá, 1


09h – Viradinha – Cadê – Popó? – A Galinha Pintadinha

Local: Praça Roosevelt-Viradinha
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, 158


11h – Stand Up – Show 6-MC Zé Américo-Afonso Padilha-Patrick Maia-Richard Rebelo-Márcio Américo- Dinho Machado-Criss Paiva

Local: Sé-Stand up
Endereço: Praça da Sé, s/nº


15h – Cia de Teatro Mamulengos

Local: CEU-Vila do Sol (Ipiranga)
Endereço: Avenida dos Funcionários Públicos, 369


17h – Show 8-MC Marcelo Tas-Rafinha Bastos-Murilo Couto-Léo Lins-Geraldo Magela-Rey Bianchi-Rudy Landucci

Local: Sé-Stand up
Endereço: Praça da Sé, s/nº



Fonte: Virada Cultural SP
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.