Indra lança plataforma para ajudar no aprendizado de pessoas com autismo
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A
empresa de consultoria Indra anunciou nessa segunda-feira (15) o lançamento de
uma plataforma educativa para pessoas com Transtornos do Espectro Austista
(TEA). Por meio do uso de realidade virtual, a plataforma visa ajudar em aspectos
como aprendizado básico, melhor conhecimento do entorno e habilidades de
comunicação.
O protótipo
experimental, desenhado para seu uso em PC com a ajuda da tecnologia Kinect, já
está disponível para download
gratuito no site de Tecnologias Acessíveis da empresa.
A plataforma,
denominada SAVIA (Sistema de Aprendizagem Virtual Interativa para pessoas com
autismo e dificuldades de Aprendizagem), é fruto de um projeto de P&D
liderado pela Indra e no qual também participaram o Grupo de Autismo e
Dificuldades de Aprendizagem da Universidade de Valência, na Espanha, e a
consultora digital Secuoyas.
Para assegurar
que a solução se adapte às necessidades reais dos usuários, a empresa também
contou com a colaboração de diferentes organizações, como a Associação Autismo
de Ávila e a Fundação Adapta, tanto para colher informações como para a
validação das ferramentas. O projeto faz parte do subprograma Avanza
Competitividad I+D+i do Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol.
O projeto
A linha
pedagógica da SAVIA e a definição das ferramentas foram projetadas para apoiar
a intervenção formativa e educativa que profissionais e familiares realizam com
as crianças autistas. Para tanto, foram identificadas as habilidades-chave
afetadas no desenvolvimento da criança autista a partir de um profundo estudo
bibliográfico. Também foram analisados os programas de intervenção que contam
com maior eficiência demonstrada na melhora destas habilidades, dando lugar a
sua versão eletrônica.
Os games
desenvolvidos para esta plataforma são a grande atração para as pessoas com
TEA, os quais permitem trabalhar diferentes aspectos. Tudo isso foi possível
graças às enormes possibilidades que as tecnologias inovadoras permitem na
SAVIA.
Aprendizagem pelo jogo
A SAVIA conta
com três grupos de games diferenciados que trabalham aspectos específicos. O
primeiro deles, “Aprender a aprender”, se apóia em princípios fundamentais da
intervenção no autismo como estrutura visual, a claridade visual, o aprendizado
escalonado e os pictogramas.
No jogo
“Conhecendo o entorno” são aproveitadas as possibilidades da realidade virtual
para que a criança possa manipular o entorno visual e, desse modo, aprender
conceitos básicos visuais e espaciais (formas, tamanhos, cores, posição,
quantidade, entre outros).
Uma vez
dominada a estrutura visual e os conceitos básicos, a SAVIA oferece um completo
jogo para a intervenção na Comunicação referencial, uma ferramenta colaborativa
que pretende servir de complemento a outros programas, sejam tecnológicos ou
não, que se encontram orientados a favorecer o desenvolvimento da comunicação
em crianças com TEA.
Testes
Em uma
avaliação preliminar, todos os jogos foram testados com crianças de
desenvolvimento típico e por pessoas com autismo e outras deficiências
intelectuais, com resultados claramente positivos. A facilidade do uso, a maior
velocidade de aprendizado que no entorno real e a menor probabilidade de erro
são algumas vantagens mostradas pelo protótipo experimental.
A ferramenta
continuará sendo avaliada pela Associação Autismo de Ávila, mas está a
disposição da sociedade de forma livre. Assim, pessoas e instituições podem se
interessar e colocar suas sugestões e considerações com o objetivo de seguir
aprimorando a solução.
Graças a
SAVIA, as pessoas com TEA podem trabalhar em um ambiente que lhes seja
agradável, controlado e compreensível, para potenciar suas habilidades e
desenvolver aquelas que tenham mais problemas, melhorando no possível sua
qualidade de vida. As famílias contam com um elemento para colaborar ativamente
no desenvolvimento de seus filhos, facilitando o aprendizado de maneira
simples, acessível e facilmente compreensível.
Para os
profissionais, uma ferramenta como a SAVIA, com interfaces e conteúdos
altamente configuráveis e adaptáveis a cada pessoa, facilita seu trabalho e
aumenta sua eficiência, ao reduzir o tempo que dedicam para preparar materiais
reais equivalentes aos oferecidos nos jogos virtuais.
Compromisso com as Tecnologias
Acessíveis
O projeto
SAVIA está alinhado ao compromisso da Indra com o desenvolvimento de
Tecnologias Acessíveis, soluções e serviços inovadores que facilitam o acesso à
tecnologia e a integração social e laboral das pessoas com deficiência.
Como parte de
sua responsabilidade corporativa, a Indra já desenvolveu mais de 40 projetos de
P&D e conta com 12 Cátedras de Investigação em Tecnologias Acessíveis em
colaboração com diferentes universidades, associações e fundações, como a
Fundação Adecco, na Espanha. A iniciativa tem um alcance internacional, tanto
pelo próprio impacto global das soluções desenvolvidas, como pelo
desenvolvimento de cátedras na Argentina e México, e a colaboração com 48
instituições do conhecimento em 18 países.
Fonte: site IDGNOW e Blog Sempre Incluídos
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