Hoje é celebrado o Dia Nacional da Educação de Surdos

Compartilhe

IMPERATRIZ – Hoje (23) é comemorado o dia Nacional da Educação de Surdos. A data foi criada para lembrar as lutas e conquistas a respeito da escolarização de estudantes surdos e integração no ensino regular. Atualmente, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEI) garante a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o principal meio de comunicação dos estudantes com esse tipo de deficiência.

No Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES – se tornou referência nacional na área da surdez. Além de formular políticas públicas, fornece a completa escolarização de surdos no país e a qualificação de profissionais da área. Para o INES, é importante que além de fornecer o método educacional apropriado, como material de apoio adequado e capacitação de recursos humanos, os portadores de deficiência auditiva possam integrar o sistema regular de ensino.

A assessoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) informou que ainda este ano insitutição oferecerá graduação em intérprete de libras no sistema de ensino a distância.

Imperatriz já dispõe de uma Escola Bilíngue para Surdos, inaugurada em 2012, com educação infantil e ensino fundamental regular, e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No dia 24 de abril a Lei 10.436, de 2002, que dispõe sobre a linguagem de sinais foi publicada. A data foi descrita pelas pessoas surdas como o dia de liberdade da expressão gesto-visual de toda a Comunidade Surda do Brasil.

Leia outras notícias em imirante.globo.com. Siga, também, o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook. Envie informações à Redação do Portal por WhatsApp pelo telefone (98) 9209 2383.

Fonte: Imirante

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020