Cento e dez atletas de 15 países desembarcam em São Paulo para o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação

Compartilhe

Cerca de 430 atletas paralímpicos disputarão, em São Paulo, de 24 a 26 deste mês, o Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação. A competição, realizada pela quarta vez na capital paulista, vale como uma etapa do Grand Prix de Atletismo do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e como um dos mais disputados torneios internacionais para os atletas da natação.

Dentre os inscritos, 110 são estrangeiros. África do Sul, Angola, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, Índia, Japão, Rússia e Turquia enviarão alguns de seus melhores atletas para São Paulo. As provas de natação serão na piscina do Clube Hebraica e, as de atletismo, no Ibirapuera.

Dos cinquenta e quatro estrangeiros que competirão no atletismo, 35 estiveram no Mundial de Lyon-2013, sendo que 22 ganharam medalhas. Na natação, dos 56 visitantes, 13 disputaram o Mundial de Montreal-2013 e 12 subiram ao pódio em solo canadense. Para fazer frente à elite gringa, o Brasil será representado no Open pelas seleções adulta e de jovens da natação e do atletismo. Foram convocados 88 atletas e 13 atletas-guia. Deste total, 22 são da seleção de jovens de atletismo, 18 da seleção de jovens da natação, 36 da equipe principal de atletismo e 25 da principal de natação.

Nomes consagrados, como os dos nadadores campeões paralímpicos Daniel Dias e Andre Brasil e dos velocistas medalhistas em Londres-2012 Alan Fonteles, Yohansson Nascimento e Terezinha Guilhermina estão na lista dos convocados. A nova geração será representada pelas campeãs mundiais em Lyon-2013 Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, e pelos jovens nadadores medalhistas em Montreal-2013 Roberto Alcalde e Talisson Glock.

Entre os visitantes, destaque para o australiano Gabriel Cole, prata em Lyon-2013 nos 100m T46 (deficiência no membro superior), mesma prova em que o brasileiro Yohansson Nascimento foi bronze. O alagoano também verá na pista de São Paulo o cubano Raciel Gonzales, bronze nos 200m T46 em Lyon-2013. Nesta prova, na França, Yohansson ficou com o ouro.

Os norte-americanos David Prince e Richard Browne também estão confirmados na competição. Em Lyon-2013, Prince levou o bronze nos 400m T43/T44 (deficiência membro inferior), disputa em que Alan Fonteles foi campeão. Já Browne tem no currículo uma prata nos 100m T43/T44 nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 e em Lyon-2013 (T44).

Na piscina do Clube Hebraica, Andre Brasil e Talisson Glock terão grandes adversários. O russo Grigorev Dmitry foi segundo nos 100m borboleta S10 (deficiência físico-motora) em Montreal-2013, mesma prova em que Andre terminou em primeiro. Já o australiano Matthew Levy deve brigar pelo ouro com Talisson. Em Montreal-2013, Levy conquistou o bronze nos 100m livre S6. Nesta disputa, no Canadá, Talisson ficou com a prata.

Em 2013, o Grand Prix de Atletismo do IPC teve a participação de 1037 atletas, de 69 países. Dez recordes mundiais foram estabelecidos durante as etapas do ano passado. Em 2014, o calendário começou em Dubai, em fevereiro. Nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil foi representado por 10 atletas. Nove subiram ao pódio: foram nove ouros, seis pratas e três bronzes.

A segunda etapa da competição começou nesta segunda-feira, 14, em Pequim, na China. São Paulo, por sua vez, sediará a terceira fase. Estão previstas, ainda, outras seis edições do Grand Prix de Atletismo do IPC neste ano. O calendário se encerra em agosto, em Birmingham, na Grã-Bretanha.

Convocados para o Open, os atletas Verônica Hipólito, Claudiney Batista, Daniel Mendes, Jerusa Santos, Odair Santos, Shirlene Coelho, Silvania Costa, Terezinha Guilhermina, Yohansson Nascimento, Andre Brasil, Carlos Farrenberg, Daniel Dias, Matheus Silva, Talisson Glock e Vanilton Nascimento são integrantes do Time São Paulo.

Criado em 3 de novembro de 2011, em parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Governo do Estado de São Paulo, o Time São Paulo visa avaliar, controlar e executar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas de alto nível vinculados ao estado de São Paulo.

Serviço

Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação
Data: 24 a 26 de abril
Local: São Paulo (SP)

Atletismo
Local: Complexo Esportivo do Ibirapuera (acesso pela Rua Curitiba, em frente à Praça Ícaro de Castro Melo)

Natação
Local: Clube Hebraica (Rua Hungria, 1000, Pinheiros)



Assessoria de Imprensa do CPB no Open Brasil Caixa Loterias de Atletismo e Natação 
Daniel Brito (daniel.brito@cpb.org.br ou 61 8188 0683) 
Thiago Rizerio (thiago.rizerio@cpb.org.br ou 61 9267 2935) 
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br ou 61 8161 9271)
Nádia Medeiros (nadia. medeiros@cpb.org.br ou 61 9266 2499)

Fonte: CPB

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020