Aprovado PLC que dispõe sobre normas de acessibilidade - Piracicaba

Compartilhe

Aprovado projeto de lei complementar de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que altera e acrescenta dispositivo às lei complementar 197/07, que dispõe sobre normas municipais de acessibilidade, apoio, proteção e assistência à pessoa com deficiência e dá outras providências.

De acordo com as mudanças as edificações deverão dispor de, pelo menos, um banheiro acessível para cada gênero, distribuindo seus equipamentos e acessórios de modo que possam ser utilizados por pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida ou ostomizado.

Para o atendimento de ostomizados, o vaso sanitário normal ou infantil, deverá ter anteparo seco e sistema de descarga, preferencialmente com fixação em paredes, com altura equivalente ao abdômen das pessoas ostomizadas, ou seja, há cerca de 80 cm do chão para descartar o conteúdo das bolsas coletoras de fezes e urina.

A ducha higiênica deverá ser instalada ao lado direito do vaso sanitário, com seu ponto de água há cerca de 110 cm do chão para lavagem ou troca da bolsa coletora, o lavatório deverá estar próximo ao vaso sanitário, prateleiras ou bancada do lado esquerdo, espelho fixo na parede e suporte para fixação de papel higiênico colocado próximo e em altura compatível com a do vaso sanitário.

Entre os acessórios o PLC prevê a instalação de lixeira para banheiros, própria para o descarte de bolsas coletoras e materiais utilizados na higienização das bolsas coletoras, suporte para papel toalha, cabides, ventilação adequada e o símbolo nacional da pessoa com deficiência, incluindo o símbolo nacional da pessoa ostomizada, a ser colocado na entrada do banheiro indicando que aquele sanitário é uma instalação adaptada para ostomizados.

De acordo com um projeto brasileiro, registrado no CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que trata da construção de Instalações sanitárias adaptadas para ostomizados, o mesmo está sendo desenvolvido em prédios de acesso público no Brasil e em Portugal.

Segundo um engenheiro responsável pelo projeto dos banheiros adaptados, com a Lei aprovada, Piracicaba passa a ser a primeira cidade do estado de São Paulo a contemplar os ostomizados, exclusivamente através da iniciativa do vereador André Bandeira.

Fonte: por e-mail André Bandeira.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020