25/02/2014

Como cuidar da manutenção de um automóvel adaptado

Assim como ocorre com os automóveis sem adaptações, a manutenção é um ponto crucial para evitar imprevistos na hora do percurso pretendido. A diferença é que com os veículos adaptados o usuário tem de se preocupar também com os prazos de revisão dos equipamentos.

Segundo Raul Oliveira Neto, gerente comercial da Cavenaghi, empresa especializada em adaptações, não existe registros de problemas recorrentes com algum tipo de adaptação. “É raro acontecer alguma quebra. Eles são feitos de aço e o período de garantia é de cinco anos”, explica ele. Para oferecer aos clientes total estrutura, a empresa está presente em 35 pontos estratégicos do país. Segundo o gerente comercial, a idéia é chegar até o fim do ano em 50 locais de atendimento. 


Todos os equipamentos comercializados pela Cavenaghi têm homologação e são reconhecidos pelos principais fabricantes de automóveis do Brasil. A principal dica é que antes de instalar o equipamento ou retirar o carro da concessionária, o usuário deve procurar o setor de atendimento para veículos especiais. Todas as marcas de automóveis têm este setor. O departamento irá formalizar a garantia do equipamento e a do veículo. Porém, vale lembrar que os prazos para cada um são diferentes.


Segundo o colunista do WebMotors José Carlos Fonseca Ferreira, está aumentando a preocupação das concessionárias em relação às pessoas com deficiência física.


De acordo com Oliveira Neto, as revisões dos equipamentos da Cavenaghi envolvem regulagens e alguns possíveis acertos. Repare que a maioria dos equipamentos de adaptações é composta por cabos, parafusos e peças instaladas nos componentes originais do veículo. Por isso, o cuidado que deve ser focado na mobilidade do acessório. A manutenção envolve apertos de parafusos, lubrificação e ajustes que podem se danificar conforme o uso.


Transmissão robotizada


A Cavenaghi comercializa uma embreagem computadorizada que tem até 18 meses de garantia. O equipamento funciona com um sensor na alavanca do câmbio que aciona o pedal da embreagem. O que substitui a operação realizada pelo motorista é um compressor a ar colocado no porta-malas do veículo. Com um valor em torno de R$ 3 mil, este produto pode ser aplicado em qualquer veículo, sendo uma boa opção para quem não pode arcar com o valor de um carro automático.


O único problema que pode acontecer com o equipamento é o desgaste das borrachas que trabalham sob pressão. Porém, para evitar que isto ocorra é só manter as revisões periódicas. 


Assim como os carros equipados, veículos com câmbio automático também exigem alguns cuidados especiais. Segundo Marcos Prado, proprietário da oficina Pradomatic, especializada em câmbios automáticos, um sistema de transmissão precisa de uma atenção especial. A Pradomatic tem um sistema em seu site que faz um pré-diagnóstico do estado de funcionamento de um câmbio automático. Um item que nunca deve ser esquecido é a troca ou verificação do fluído hidráulico. O ideal é fazer a substituição deste item a cada 40 mil quilômetros rodados. Esse item é importante porque a caixa de câmbio automático depende da circulação de óleo entre as válvulas para efetuar a troca automática. 


O lubrificante usado é mais fino que o dos câmbios convencionais, pois a temperatura dentro da caixa de transmissão é bem alta e o óleo evapora mais. O sintoma quando o óleo se esgota é nítido, a embreagem começa a patinar e as marchas não são engatadas. A tecnologia automática é importada, com isso, o custo da manutenção em relação aos modelos manuais é mais salgado.


No caso dos câmbios CVT a atenção é mais ou menos semelhante com a dos automáticos. Neste caso o usuário deve ficar atento ao funcionamento e a troca de óleo.


Manutenção Preventiva 


Outra tarefa fundamental para fugir de imprevistos é executar a manutenção preventiva do seu carro. Ela é a melhor forma de você escapar da manutenção corretiva, que além de prejudicar a segurança, coloca a vida do motorista em risco. 

Fonte: Auto Esporte e Portal Inclusão

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