Como cuidar da manutenção de um automóvel adaptado
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Assim como ocorre com os automóveis sem
adaptações, a manutenção é um ponto crucial para evitar imprevistos na hora do
percurso pretendido. A diferença é que com os veículos adaptados o usuário tem
de se preocupar também com os prazos de revisão dos equipamentos.
Segundo Raul Oliveira Neto, gerente comercial da Cavenaghi,
empresa especializada em adaptações, não existe registros de problemas
recorrentes com algum tipo de adaptação. “É raro acontecer alguma quebra. Eles
são feitos de aço e o período de garantia é de cinco anos”, explica ele. Para
oferecer aos clientes total estrutura, a empresa está presente em 35 pontos
estratégicos do país. Segundo o gerente comercial, a idéia é chegar até o fim
do ano em 50 locais de atendimento.
Todos os equipamentos comercializados pela Cavenaghi têm
homologação e são reconhecidos pelos principais fabricantes de automóveis do
Brasil. A principal dica é que antes de instalar o equipamento ou retirar o
carro da concessionária, o usuário deve procurar o setor de atendimento para
veículos especiais. Todas as marcas de automóveis têm este setor. O
departamento irá formalizar a garantia do equipamento e a do veículo. Porém,
vale lembrar que os prazos para cada um são diferentes.
Segundo o colunista do WebMotors José Carlos Fonseca Ferreira, está aumentando a preocupação das
concessionárias em relação às pessoas com deficiência física.
De acordo com Oliveira Neto, as revisões dos equipamentos da
Cavenaghi envolvem regulagens e alguns possíveis acertos. Repare que a maioria
dos equipamentos de adaptações é composta por cabos, parafusos e peças
instaladas nos componentes originais do veículo. Por isso, o cuidado que deve
ser focado na mobilidade do acessório. A manutenção envolve apertos de
parafusos, lubrificação e ajustes que podem se danificar conforme o uso.
Transmissão robotizada
A Cavenaghi comercializa uma embreagem computadorizada que
tem até 18 meses de garantia. O equipamento funciona com um sensor na alavanca
do câmbio que aciona o pedal da embreagem. O que substitui a operação realizada
pelo motorista é um compressor a ar colocado no porta-malas do veículo. Com um
valor em torno de R$ 3 mil, este produto pode ser aplicado em qualquer veículo,
sendo uma boa opção para quem não pode arcar com o valor de um carro automático.
O único problema que pode acontecer com o equipamento é o
desgaste das borrachas que trabalham sob pressão. Porém, para evitar que isto
ocorra é só manter as revisões periódicas.
Assim como os carros equipados, veículos com câmbio
automático também exigem alguns cuidados especiais. Segundo Marcos Prado,
proprietário da oficina Pradomatic, especializada em câmbios automáticos, um
sistema de transmissão precisa de uma atenção especial. A Pradomatic tem um
sistema em seu site que faz um pré-diagnóstico do estado
de funcionamento de um câmbio automático. Um item que nunca deve ser esquecido é
a troca ou verificação do fluído hidráulico. O ideal é fazer a substituição
deste item a cada 40 mil quilômetros rodados. Esse item é importante porque a
caixa de câmbio automático depende da circulação de óleo entre as válvulas para
efetuar a troca automática.
O lubrificante usado é mais fino que o dos câmbios
convencionais, pois a temperatura dentro da caixa de transmissão é bem alta e o
óleo evapora mais. O sintoma quando o óleo se esgota é nítido, a embreagem
começa a patinar e as marchas não são engatadas. A tecnologia automática é
importada, com isso, o custo da manutenção em relação aos modelos manuais é
mais salgado.
No caso dos câmbios CVT a atenção é mais ou menos semelhante
com a dos automáticos. Neste caso o usuário deve ficar atento ao funcionamento
e a troca de óleo.
Manutenção Preventiva
Outra tarefa fundamental para fugir de imprevistos é executar
a manutenção preventiva do seu carro. Ela é a melhor forma de você escapar da
manutenção corretiva, que além de prejudicar a segurança, coloca a vida do
motorista em risco.
Fonte: Auto Esporte e Portal Inclusão
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