Sorocaba (SP) dedica semana para orientar motoristas sobre respeito às vagas preferenciais

Compartilhe

Em Sorocaba (SP), Entre os dias 13 e 17 de janeiro o setor de Educação para o Trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes estará dedicado a reforçar aos motoristas a importância do respeito às vagas preferenciais. Durante a semana a equipe de educadores percorrerá cinco estabelecimentos comerciais com a Campanha "Vaga Consciente" de orientação sobre o tema. A primeira intervenção acontecerá no Sorocaba Shopping Center, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30.

De caráter educativo, a ação vai abordar os condutores sobre o uso adequado e o respeito às vagas preferenciais para pessoas idosas e com deficiência e que possuam a credencial autorizadora.

A utilização da credencial foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização dessas vagas.

O uso incorreto das vagas preferenciais é uma infração de trânsito. Estacionar em vagas para pessoas com deficiência ou idosos sem a utilização da credencial fornecida pelo órgão executivo de trânsito do domicílio do idoso ou pessoa com deficiência é uma infração de natureza leve, com acréscimo de três pontos ao prontuário do condutor e multa pecuniária no valor de R$ 53,20.

Como obter a credencial

Idosos e pessoas com deficiência podem solicitar a credencial de uso das vagas preferenciais. O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site www.urbes.com.br, além de outros documentos. O documento é válido em todo o território nacional.

No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo disponível no site www.urbes.com.br.

Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.


O atendimento é das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site da Urbes.

Foto: Comunicação / Urbes

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020