18/12/2013

Nicolelis divulga vídeo que mostra movimentos de exoesqueleto

Na segunda-feira, começa última fase de teste antes de vinda para Brasil.
Cientista promete fazer um jovem paraplégico dar pontapé inicial da Copa.


Vídeo mostra movimentos de
exoesqueleto desenvolvido por
equipe de Nicolelis.
(Foto: Reprodução/Facebook
/Miguel Nicolelis)
O cientista brasileiro Miguel Nicolelis - que promete fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 por meio do projeto internacional Andar de Novo - divulgou neste domingo (15) novos vídeos do exoesqueleto no qual sua equipe trabalha.

Segundo ele, começa nesta segunda-feira a última fase de testes antes do embarque para o Brasil, onde o equipamento desenvolvido será testado em 10 voluntários na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo.

"Entre outros movimentos, começamos a testar a habilidade do exoesqueleto em produzir um verdadeiro 'chute brasileiro'", brincou o cientista, em sua conta do Facebook. Veja o vídeo.

Cerca de cem cientistas americanos, europeus e brasileiros trabalham no Walk Again Project. O projeto é uma parceria entre a Universidade Duke e instituições de Lausanne (na Suíça), Berlim e Munique (ambas na Alemanha), Natal e São Paulo.

A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, o neurocientista fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.
Fonte: G1
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.