17/12/2013

Central de Intérpretes de Libras é inaugurada em Uberlândia (MG)

Primeira CIL do interior do estado foi inaugurada nesta quinta-feira (12). Serão oferecidos serviços de tradução e interpretação da língua de sinais.

A primeira Central de Intérpretes de Libras (CIL) do interior de Minas Gerais foi inaugurada, nesta quinta-feira (12), em Uberlândia. Com o objetivo de tornar os meios de comunicação acessíveis às pessoas com deficiência auditiva, o espaço é equipado com computadores, mobiliário, impressoras e material de escritório. No local, serão oferecidos serviços de tradução e interpretação da língua de sinais, guia-intérprete e esclarecimentos. 

Os intérpretes serão oferecidos pela Central em local e horário, antecipadamente agendados, para que seja realizado o acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva em hospitais, tribunais, entrevista de emprego, delegacia e outros locais públicos e também, atendimentos virtuais por meio de webcams, com a utilização da Libras. Quando o surdo precisar de intermediação para assuntos particulares, a CIL também vai oferecer atendimentos.

A criação da CIL é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese) e da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana, ligada à Secretaria do Governo. O serviço será feito por dois intérpretes e uma coordenadora.

A Central está situada na Praça Tubal Vilela, nº 60, no Centro da cidade e para a unidade realizar o transporte, a Secretaria de Estado disponibilizou um veículo. O atendimento na sala que fica dentro da unidade do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper) será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do telefone (34) 3235-4174.

Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.