Nutep inicia terapia de alta intensidade em crianças com paralisia cerebral

Compartilhe

O Núcleo deTratamento e Estimulação Precoce (Nutep), programa de extensão ligado ao Complexo Hospitalar da UFC, será o primeiro centro de saúde no Brasil a utilizar, na rotina de serviços, o Treinamento Intensivo Bimanual em Crianças com Hemiparesia na rotina de serviços. Trata-se de técnica desenvolvida nos Estados Unidos para tratamento e reabilitação de crianças com paralisia cerebral hemiparéticas, (que apresentam limitações no uso da extremidade superior do corpo). No Brasil, o método é pesquisado na Associação Mineira de Reabilitação, de Belo Horizonte (BH).

Este ano, o Núcleo promoveu um Curso de Terapia de Alta Intensidade com a Profª Marina de Brito Brandão, terapeuta ocupacional da mencionada Associação, para um grupo de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais com o objetivo de implantar o Treinamento Intensivo Bimanual em Crianças com Hemiparesia assistidas na instituição. Nesta segunda-feira (18), a Profª Marina estará no Nutep para a avaliação final do projeto piloto iniciado em setembro passado, com vistas à implantação do projeto definitivo que deverá ser iniciado em janeiro de 2014.

De acordo com a Profª Marina Brandão, o treino intensivo bimanual é indicado para a melhoria da função das duas mãos por crianças com paralisia cerebral hemiparéticas. Por meio dele, os pequenos pacientes são submetidos a um protocolo intensivo diário, totalizando 90 horas de intervenção, no qual são estimulados a utilizar a extremidade superior acometida, por meio da provisão de atividades selecionadas de acordo com as habilidades, dificuldades e interesse da criança, em um ambiente estruturado e motivador.

SOBRE O NUTEP – O Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce é uma instituição sem fins lucrativos, criado em 1987, que funciona no Complexo Hospitalar da Faculdade de Medicina como um programa de extensão da UFC. Atua também como Centro de Referência no município de Fortaleza e no Ceará para o atendimento às crianças que estejam sob o risco de apresentar distúrbios no desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial ou com patologias já definidas. Oferece também treinamento aos familiares que convivem com essas crianças.

Atualmente, são atendidas cerca de 800 crianças de zero a 12 anos de idade e suas respectivas famílias, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Os serviços ofertados são: Serviço Social, Enfermagem, Neurologia Infantil, Pediatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Psicologia da Criança e da Família, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço de Audiologia, Comunicação Alternativa, Estimulação Auditiva, Estimulação Visual, Oficina de Adaptações e Mobiliários Adaptados em PVC e Centro de Estudos e Pesquisas.

Fonte: Prof. José Lucivan Miranda, diretor do Nutep – fone: 85 3223 4522

Fonte: APNEN Nova Odessa

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020