17/11/2013

Concurso Moda Inclusiva revela vencedores em Desfile no dia 19

No mesmo dia também haverá o 2º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade
 
No dia 19/11 será realizado, no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), o Desfile de Moda Inclusiva, encerrando o 5º Concurso Moda Inclusiva- Edição Internacional, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Foram selecionados os vinte melhores trabalhos, que participarão da segunda fase do concurso: a confecção de suas peças. Os vinte “looks” selecionados serão apresentados ao Corpo de Jurados no Desfile de Moda Inclusiva, que terá início às 19 horas do dia 19. No mesmo dia, mais cedo, acontece também o 2º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade, no mesmo local, das 14h às 18h.  
As inscrições são abertas anualmente, há 5 anos, para estudantes matriculados em instituições de ensino superior, escola técnica ou profissionais formados na área de Moda. A finalidade é promover o debate sobre moda diferenciada e acessível, além de incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para as pessoas com deficiência.  
 
A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, na edição do ano passado, destacou a importância da discussão do tema e a relação entre Fórum e o Concurso de Moda Inclusiva.
 
 
 
 
 
 
 
 
“O Fórum se associou ao Concurso porque era preciso ir além. É mais do que atrair os melhores trabalhos na área, é discutir os caminhos que podem ter significado para esse momento tão importante, que é o protagonismo da pessoa com deficiência em todos os âmbitos da sociedade”.
“Levar essa informação para os alunos, para as escolas, levar esse conteúdo para dentro das universidades, tem sido o nosso grande objetivo. Traduzir para os profissionais esse mercado imenso de grande significado, pois são 40 milhões de brasileiros e 1 bilhão de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência".
"E nesse entendimento da deficiência como parte da condição humana e portanto, altos, baixos, magros ou gordos, pessoas com e sem deficiência, todos querem estar bem adaptados à moda, todos querem desfrutar deste conceito de moda, mais do que simplesmente o vestir, mas dessa moda que nos traz a cultura do país, nos traz o desenvolvimento das técnicas de costura, de modelagem e de construção dos tecidos”, ressaltou a Secretária de Estado, que é médica fisiatra e professora da USP, na edição de 2012.
Ela afirmou, ainda, que “para que esse protagonismo seja feito com qualidade, nós precisamos abraçar todas as vertentes. A moda sustentável na perspectiva da inclusão é parte desta obrigação política que o Governo do Estado de São Paulo abraçou para garantir que a inclusão social se faça com qualidade”.
O Concurso Moda Inclusiva conta com finalistas de diversos municípios do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Amazonas, além de uma finalista da Índia.
LISTA DOS FINALISTAS CONCURSO MODA INCLUSIVA
- Amanda Roberta Ferreira – Look 1 – Franca (SP)
- Arthur Vicent de Moura Del Nery – Look 1 – Vila Velha (ES)
- Aryane Andrade Angelis de Mello – Look1 – Guarulhos (SP)
- Camila Martins Casagrande – Look 1 – São Paulo (SP)
- Carine Souza Mariano Rodrigues – Look 1 – Canoas (RS)
- Eligolande L. Furtado – Look 1 – Pelotas (RS)
- Francine Juliana Cavalcanti – Look 1 – Taubaté (SP)
- Leila de Oliveira Souza – Look 2 – Santa Rosa do Sul (SC)
- Luiz Eduardo M. Calçado – Look 1 – Rio de Janeiro (RJ)
- Maíra Ferreira de Araújo Franco – Look 1 – Franca (SP)
- Manishi Joshi – Look 1 – Himachal Pradesh/INDIA
- Maria Cecília C. Veiga – Look 1 – São Paulo (SP)
- Maria Geralda C. de Oliveira – Look 1 – Manaus (AM)
- Mariana Costa da Silva – Look 1 – São Paulo (SP)
- Mariane Yukari Hasheda – Look 2 – São Paulo (SP)
- Nadir R. de Almeida – Look 1 – Sorocaba (SP)
- Patrícia Helena Galves – Look 1 – São Paulo (SP)
- Raíssa Lopes de Santana – Look 2 – Osasco (SP)
- Silvana Hetzi – Look 2 – Americana (SP)
- Thais Lima de Oliveira – Look 2 – Taguatinga Norte (DF)
 
SERVIÇO
5º Concurso Moda Inclusiva- Edição Internacional/ 2º Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade
Local: MuBE(Museu Brasileiro de Escultura)- Av. Europa, 218- Jardins- São Paulo
Dia: 19 de novembro, terça-feira. Seminário, a partir das 14h e Desfile, a partir das 19h.
Os interessados para participar do Desfile e do Seminário devem enviar e-mail com os dados para minclusiva@sedpcd.sp.gov.br
 
Divulgação: André Baldini e Maria Isabel da Silva






   
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.