19/11/2013

Aparelhos auditivos são entregues para crianças do Sul do Estado de Santa Catarina

Com tecnologia FM, 32 aparelhos foram entregues na SDR de Criciúma
Vanessa Amando
Mais aprendizado e qualidade de vida para 32 crianças do Sul do Estado. Essa é a promessa dos aparelhos auditivos, com tecnologia FM, entregues na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Criciúma nesta semana. O aparelho permite melhor comunicação entre professores e alunos com deficiência auditiva. Os equipamentos são para estudantes com idade de 05 a 17 anos, que estejam cadastrados no Serviço de Saúde Auditiva e Implante Coclear da secretaria.
O fornecimento do aparelho com o Sistema FM só passou a ocorrer a partir de junho deste ano, com a publicação da Portaria 1.274, do Ministério da Saúde (MS). “Estamos respeitando a portaria. Todos os estudantes com dificuldades auditivas nessa faixa etária têm direito ao aparelho”, relatou o gerente de relacionamento da Otovida, clínica responsável pela saúde auditiva no Sul de Santa Catarina, Vilson Antônio dos Santos.

O Sistema FM é uma importante e essencial ferramenta educacional desenvolvida para as pessoas com deficiência auditiva. O aparelho é o meio mais efetivo para favorecer a relação sinal/ruído, principalmente em ambiente escolar, propiciando ao estudante do ensino fundamental e médio uma significativa diferença no seu desenvolvimento e desempenho escolar.

“O sistema FM oferece mais qualidade do som que é ouvido pelo deficiente auditivo. É como se o professor estivesse falando diretamente no ouvido das crianças”, explica a fonoaudióloga Renata Leal. O kit distribuído contém dois aparelhos de Sistema FM. “Um é utilizado pelo aluno e o outro pelo professor, o que permite a eliminação dos ruídos do ambiente e uma efetiva compreensão do que está sendo ensinado”, completa.
A professora Maiara Gonçalves Leandro acompanhou Anita, de oito anos. A jovem estudante foi beneficiada com um aparelho. “A Anita é muito distraída. Creio que o aparelho vai ser muito importante, acho que vai ser mais fácil prender a atenção dela dentro da sala de aula e, consequentemente, ela vai aprender mais”, destacou a professora.
Os estudantes com deficiência auditiva, com idade de 05 a 17 anos, podem buscar o aparelho com a tecnologia FM na Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade. É preciso fazer um cadastro.

Fonte: Rede Saci
Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.