Juíz libera pessoa com deficiência física a obter carteira de motorista profissional

Compartilhe


A novela jurídica chegou ao fim: no ultimo mês de julho, o juiz federal Danilo Almasi Vieira dos Santos, da 10º Vara civil de São Paulo, proferiu sentenças que liberou as pessoas com deficiência físicas para que obtenham habilitação e possam dirigir veículos destinados a transporte de carga, de passageiros e veículos conjugados – caminhões, vans, micro-ônibus, ônibus, carretas e trailers, por exemplo.

Santos julgou ação movida pelo ministério publico federal e determinou ao Conselho Nacional de Transito (CONTRAN) que mantenha a resolução nº 257/08, que revoga expressamente as resoluções nº 51/98 e 80/98. Elas impediam a habilitação de pessoas com deficiência nas categorias profissionais (“C”,”D” e “E”).

A REVISTA REAÇÃO, Na edição 78, contou a luta travada pela liberação do trabalho profissional para PcD, mas constatou que, apesar da legislação favorável, era dificílimo encontrar alguém trabalhando. Agora com a nova sentença, espera-se que a situação mude.

A decisão proíbe o CONTRAN de fazer qualquer restrição às pessoas com deficiência em relação a atividade remuneradas na direção de veículos automotor. O juiz evocou princípios constitucionais que garantem a igualdade de tratamento e exercício pleno de direitos individuais e sociais a essas pessoas, incluindo o direito ao trabalho. O CONTRAN ficou proibido de restaurar, em qualquer hipótese, a Resolução 51/98 que proibia “atividade remunerada em veículos adaptados”. Segundo a sentença de Santos, o item é ilegal e deve ser extirpado, definitivamente, do ordenamento jurídico brasileiro. Agora, o direito de exercer a atividade remunerada na condução de veículos é igual para todos respeitando o mesmo processo de emissão e renovação de CNH profissional pelo qual uma pessoa sem deficiência tem que passar.

Fonte - Hermes Oliveira - http://nandoacesso.blogspot.com.br/ 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020