São Paulo, um destino atrativo e acessível para o turismo

Compartilhe

Orientadores culturais passam explicações através de Libras em visita guiada no Museu de Arte Moderna
 
São Paulo, maior cidade da América do Sul, famosa pelos eventos que realiza, tem seu charme e vale ser explorada turisticamente. Variedade e quantidade são algumas de suas características, e por ser a cidade onde se encontram as principais lideranças do movimento de pessoas com deficiência, muita coisa que gira em torno da acessibilidade e da inclusão acontece por aqui, tornando esse destino, apesar das dificuldades que toda cidade de grande porte possui, a mais acessível do Brasil.
O metrô de São Paulo é um dos melhores do mundo, já que todas as novas estações são acessíveis, além das antigas estarem em fase de adequação. Diversos ônibus têm sistemas de elevadores, ou então piso baixo com rampa escamoteável. Além disso, há táxis adaptados com plataformas automotivas, em carros no formato de minivan.
Alguns locais merecem destaque, como a Pinacoteca, museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do País. Possui o Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), que visa garantir a possibilidade de fruição da arte por pessoas com necessidades especiais – sensoriais, físicas ou intelectuais – por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos.
O Teatro Vivo exibe peças teatrais com áudiodescrição, técnica que descreve detalhes de um espetáculo, como cenários, ambientes e personagens. Por meio de um fone de ouvido, voluntários narram aos espectadores com deficiência tudo o que ocorre em cena.
A Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude, possui microcomputadores que têm programas leitores com voz sintetizada, interligados em rede a uma impressora braille, equipamentos para cegos que permitem a leitura automática de documentos impressos. Há, ainda, linha braille, ampliadores eletrônicos para pessoas com baixa visão, mesas táteis para comunicação alternativa e aumentativa, folheadores automáticos de livros e revistas e mesas com regulagem de altura e profundidade, projetadas para pessoas com deficiência motora.
O Mercado Municipal possui 12,6 mil metros quadrados de área construída, abriga 1,6 mil funcionários, que movimentam 350 toneladas de alimentos por dia em seus 291 boxes, e recebe uma média diária de 14 mil visitantes. Apesar de ser um local tombado como bem cultural de interesse histórico-arquitetônico, foi reformado e adaptado à acessibilidade. Vale lembrar que é internacionalmente conhecido pelos seus famosos pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela.
Fonte: Visite São Paulo

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020