11/09/2013

O Programa CQC chama a atenção para as vagas de estacionamento de veículos para pessoa com deficiência

Foto realizada do video do CQC

O Programa CQC chama a atenção das pessoas que param nas vagas específicas para pessoas com deficiência e dá uma lição de moral naqueles que ocupam as vagas específicas. exibido em 09.09.2013. Montaram uma situação para pegar os engraçadinhos. "É só um minutinho", "Era urgente". Essas são as desculpas mais comuns. Teve até quem se irritou com a pegadinha. Uma cadeira de rodas foi presa ao carro daquele que deixou o veículo na faixa exclusiva. Vale a pena assistir o vídeo e aprender mais um pouco sobre isso. Não importa a cidade, a situação se repete. As vagas são ocupadas por pessoas que possuem mobilidade e atrapalham a vida de quem tem sua mobilidade reduzida. A vaga é de uso de cadeirantes, com muletas, com uso de órteses e outros tipos de necessidades que dificultam a locomoção.

A Lei Federal nº 10.098, de 19.12.2000 dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção, que,  art. 7°, estabelece a obrigatoriedade de reservar 2 % (dois por cento) das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção.

O Código Nacional de Trânsito e outras leis (estaduais e municipais  determinam as regras para o estacionamento de vagas das pessoas com deficiência. Embora bem descrito falta a mudança de atitude e comportamento por parte dos brasileiros.  Deixamos aqui nosso recado.



Proxima Anterior Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.