Exposição Para Todos abre dia 16, em Goiânia

Compartilhe

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semped), é parceira na exposição "Para Todos" 2013 que chega neste mês na capital. A mostra com histórias das pessoas com deficiência no Brasil será inaugurada no dia 16 de setembro, às 16h, e estará aberta ao público até o dia 04 de outubro. A Exposição será instalada na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), na Área I, localizada no Setor Universitário.
 
Concebida a partir do desenho universal e com todos os recursos de acessibilidade, a Exposição "Para Todos" permite às pessoas, sem exceção, o acesso às informações. A partir de vários recursos multimídia - vídeos, audioguia, texturas e brinquedos acessíveis - os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem os direitos humanos garantidos.

De forma lúdica e educativa, a exposição mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato ao qual foram relegadas por séculos. O público vai ter a oportunidade de conhecer a forma como essas pessoas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos direitos, do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.

O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estão ao alcance de todos os indivíduos. São perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo pode ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de placas e catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo).

É importante ressaltar que a exposição é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), com apoio da Caixa Econômica Federal, da PUC-Goiás e da Prefeitura Municipal de Goiânia. Na edição de 2012, a mostra percorreu oito capitais e, com as parcerias, foi possível promover o estreitamento das relações entre as instituições, provocando um movimento em torno do tema e consequentemente um grande impacto e repercussão.
 
Para Cidinha Siqueira, secretária da Semped, a exposição é de grande relevância para o município, pois proporcionará a toda população conhecer a história do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. "Além de entender a realidade e necessidade de cada pessoa com deficiência, a exposição possibilita o engajamento de cada um nesta causa que busca transformar Goiânia em uma cidade cada vez mais inclusiva, mais acessível e mais cidadã", conclui a secretária.

Serviço
 
Exposição "Para Todos" 2013 
Abertura: segunda-feira, 16 de setembro de 2013 
Horário: 16 horas 
Visitação: até dia 04 de outubro de 2013 
Local: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Campus I, Praça Universitária, Área I, Sito a Rua 226 com Rua 235 e 5ª avenida, Setor Universitário) 
Contato: (62) 3524-3021 / Assessoria da Semped.

Fonte: Portal da Prefeitura de Goiânia e Blog Audodescrição

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020