Chef volta a cozinhar com a ajuda de braço biônico

Compartilhe


Se a vida já é naturalmente difícil para alguém com apenas um braço, pense então para quem é um chef de cozinha nessa situação.

Basta imaginar as tarefas que alguém precisa fazer ao preparar um alimento para perceber o problema: até mesmo segurar um alimento na hora de cortá-lo ou manter uma panela estável enquanto mistura os ingredientes, partes comuns no processo de preparo de praticamente qualquer refeição, são verdadeiros desafios com uma só mão.

Felizmente, a vida do chef Eduardo Garcia, que perdeu uma das mãos em um acidente de eletrocussão, não precisará ser tão difícil. Usando uma das mais avançadas próteses biônicas disponíveis no mercado, ele voltou à cozinha do restaurante do qual é dono menos de 24 horas depois de começar a usar o aparelho.

Quase como uma mão verdadeira

O desempenho nas tarefas, como você pode ver no vídeo, é feito com quase a mesma destreza que teria com sua mão verdadeira, graças à tecnologia que utiliza eletrodos implantados na pele de Garcia para responder aos movimentos dos músculos dele com precisão. E isso sem considerar algumas vantagens, como não se queimar mais ao segurar uma panela fervente.

É claro que, no entanto, a tecnologia tem suas limitações. Embora não seja capaz de permitir a movimentação livre do “pulso”, por exemplo, a prótese é personalizada para ter o melhor desempenho possível para as tarefas desempenhadas por Garcia e é capaz de funcionar durante um dia inteiro de uso.

Mas, com próteses biônicas cada vez mais poderosas (incluindo algumas tão precisas quanto um verdadeiro braço humano), é provável que, em um futuro próximo, passar por uma terrível experiência como essa não seja um problema tão grande quanto é atualmente.



Fonte: YouTube e TecMundo 

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Imagem 3

Imagem 3
Mobilidade total com a Unawheel

Lives da Fê no Insta

Live com o Paulinho

Live com o Paulinho
Pais e Filhos mais que especiais com Paulinho

Live COnVivenDo com o vírus

Live COnVivenDo com o vírus
COnVivenDo com o vírus, com o Dr. Ricardo Ramos

Live com Mônica Mostrinha

Live com Mônica Mostrinha
A transformação da vida da esgrimista Mônica Santos após se tornar cadeirante.