Entrevista com o cartunista Ricardo Ferraz - Cartuns inclusivos

Compartilhe

Ricardo Ferraz na Reatech 2007
O cartunista Ricardo Ferraz, nascido em 1952, é daqueles que transformam sonhos em realidade. Aos cinco anos, teve poliomielite, o que o deixou privado em uma cama, sem contato com crianças de sua idade. Descobriu no desenho um ótimo passatempo. Com dedicação e amor a essa arte, rabiscava em papel de embrulhar pão. Hoje, seus cartuns são conhecidos em âmbito nacional e internacional.

Começou a trabalhar na infância engraxando sapatos, de agitador cultural a diretor de penitenciária, fez de tudo um pouco. Militante de movimentos populares, foi um dos fundadores da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD), onde encontrou um fonte inesgotável para enfocar a questão por intermédio de seus cartuns.

Conquistou a mídia ao assinar uma vinheta na programação da Rede Globo pelo segundo ano consecutivo, resultado de concursos realizados pela emissora. Teve seus trabalhos exibidos na programação do SBT, em campanha do Teleton, em prol da AACD.

Professor de desenho artístico na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Ricardo acredita que a "arte remove montanhas" e sonha com uma sociedade mais justa e igualitária.

Ricardo Ferraz é fundador da Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência. Sua obra está presente em jornais e revistas do Brasil, Canadá, EUA, África do Sul, Argentina...Os seus trabalhos mostram com ironia o cotidiano das pessoas com deficiência, suas dificuldades de locomoção e as atitudes e preconceitos presentes no dia-a-dia. Divide seu tempo entre desenhos e atividades culturais. Foi nos cartuns que Ricardo adquiriu a integração necessária e cidadã.

Para conhecer mais sobre a obra e a história do arista acesse:


CVI AN: Como você conseguiu contato com a Rede Globo e SBT?

Ricardo Ferraz: Desde 1981, venho abordando a problemática das pessoas com deficiência através do cartum um canal de comunicação para denunciar a violência do preconceito e sensibilizar a sociedade sobre a questão. Uma exposição itinerante sob o título "Visão e Revisão, Conceito e Pré-Conceito", percorre todo o país e exterior, mostrando de forma crítica e humorada situações concretas do dia-a-dia das pessoas com deficiência e suas barreiras físicas e humanas.

Em 2001 a Rede Globo promoveu em nível nacional, um concurso para profissionais e amadores para selecionar projetos para as vinhetas eletrônicas, conhecidas como Plin-Plim. Tive a idéia de levar o tema para a TV. Um sonho quase impossível, competindo com os "feras" do cartum e charge do país.

Numa simples mesa de cozinha, rabisquei em papel A-4 um "history-board". 

Imaginei dois cadeirantes em frente a uma escada, eles têm uma idéia, puxa a escada em forma de linha e transforma em rampa que também vai beneficiar as mães com carro "baby", idosos e crianças. Na época não se falava em acessibilidade e desenho universal.

Com a cara e coragem, enviei o projeto via correio. Para minha surpresa, fui informado pela Globo, por telefone que minha idéia tinha sido aprovado entre os trinta melhores do país. A vinheta foi um marco na história, a primeira a abordar a questão da acessibilidade em nível nacional e internacional. Tive a sorte de ter mais duas vinhetas selecionadas em 2002 e 2005, totalizando três projetos vitoriosos.

A minha participação no TELETON do SBT, foi o resultado da ampla divulgação do meu trabalho na mídia. Recebi o convite através da jornalista responsável pelo programa, Flávia Cintra, também cadeirante e militante do movimento. Graças ao meu lado "quixotesco", hoje os cartuns temáticos são conhecidos no Brasil e no mundo, ilustrando livros didáticos conhecidos no Brasil e no mundo, ilustrando livros didáticos entre outros.

Veja alguns cartuns criados por Ricardo Ferraz. 

Cartum - Pedindo informação
Quadrinho 1: Cadeirante pergunta a um transeunte: "Por favor, o senhor poderia me dar..." e antes que ele complete a frase, o senhor lhe dá uma esmola, sentindo-se muito bonzinho.
Quadrinho 2: O cadeirante, indignado, completa sua frase: "...uma informação!".

Cartum - Oportunidade
O cartum com o título "Oportunidade" mostra um cadeirante, perplexo, olhando para um pódio, com lugares para os cinco primeiros colocados, organizados em degraus.
Cartum - Porta estreita

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário é muito importante para nós.

Cursos e Eventos

Vídeos no Youtube

Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Unawheel - Entrega e primeiro passeio
Unawheel - Entrega e primeiro passeio

Imagem 1

Imagem 1
20 anos na cadeira de rodas

Imagem 2

Imagem 2
Tetra Dirigindo? Como consegui tirar a CNH

Lives da Fê no Insta

Live com a Isabela Ribeiro

Live com a Isabela Ribeiro
Converso com a Isabela sobre Autoestima e superação

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live sobre Pessoas com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?
Converso com a Váleria Schmidt @schmidt sobre Pessoa com deficiência: Exemplo de superação? Ou não?

Live com Roberto Denardo

Live com Roberto Denardo
A pessoa com deficiência na vida pública 06/10/2020