15/07/2013

Desenho Universal – Conexão de Lugares, Ideias, Projetos e Pessoas

Maycon Fogliene | 15.07.2013
Coluna 1 | Blog DEficiente – O Andar começa na Cabeça

Olá leitores.

Fico feliz em estar todo dia 15 de cada mês tendo uma responsabilidade imensa para apresentar assuntos sobre um tema essencial para o dia-a-dia de todas as pessoas.

O desafio é contribuir para a promoção da aplicação dos fundamentos do Desenho Universal, conceito que garante plena acessibilidade ao caminho de todos, respeitando a diversidade, através de um dos principais alicerces da inclusão social, a Arquitetura.

Nesta citação da CORDE (Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República: “Direitos humanos, democracia e acessibilidade são indissolúveis, pois representam o respeito à valorização da diversidade, como instrumento do bem-estar e desenvolvimento inclusivo.”. Com esta sinergia, que será a característica desta coluna, com informações para estimular o exercício diário e abrir caminhos de discussões e debates dos direitos da pessoa com deficiência e restrição de mobilidade, que estejam presentes nas políticas públicas e na ação cotidiana do Estado Brasileiro, é tarefa precípua e emergencial.

Cada coluna fará parte de uma “cronologia”, a partir das definições a esclarecer cada um dos assuntos abordados, reunindo informações extraídas de normas técnicas nacionais e internacionais, legislações vigentes, apresentando diretrizes básicas sobre acessibilidade em uma linguagem simples, o que possibilita o entendimento de qualquer cidadão.

Também com o objetivo de auxiliar profissionais da construção que, atenda tanto a estética como o programa de necessidades – com foco no usuário, avaliando a pós-ocupação com métodos a serem utilizados em novos projetos ou edificações construídas.


Enfim, para este importante meio de comunicação, O Blog DEficiente por Fernanda Zago, uma rápida apresentação iniciando a minha coluna do Desenho Universal – Conexão de Lugares, Ideias, Projetos e Pessoas, fica o convite para as próximas leituras, atendendo as necessidades e até mesmo superando as expectativas no diálogo aberto com os interesses. Desenvolvendo trabalhos baseados na formação técnica, universitária e na experiência profissional. Assegurando um relacionamento ético na divulgação das informações, responsável e de longa duração com a sociedade.

Proxima Anterior Inicio

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Seu Comentário é muito importante para nós.